Cirurgia da catarata

Diagnóstico e Tratamento de uma Catarata

Preparação para a sua consulta

7 setembro 2019
Diagnóstico e Tratamento de uma Catarata

Se notar qualquer alteração na sua visão, agende uma consulta com um oftalmologista ou um prestador de cuidados oculares. Caso concluam que sofre de cataratas, poderão remetê-lo para um oftalmologista capaz de efetuar a cirurgia à catarata. Como se preparar para o seu exame ocular:

O que pode fazer

  • Anote quaisquer sintomas que detete.
  • Crie uma lista de todos os medicamentos que toma.
  • Anote perguntas para colocar ao seu médico.

O seu oftalmologista irá analisar os seus sintomas e historial médico para determinar se sofre de catarata e irá efetuar um exame ocular. Indicamos aqui alguns exames que poderão ser utilizados.

Exame de Acuidade Visual com uma tabela ocular

Exame de Acuidade Visual com uma tabela ocular

Exame de Acuidade Visual

O seu especialista ocular irá pedir-lhe para ler uma tabela. Esta tabela ocular é utilizada para avaliar a sua capacidade de ler uma série de letras. Os seus olhos são testados individualmente, enquanto o outro permanece coberto. Este exame ajuda o oftalmologista a determinar se a sua visão apresenta indícios de problemas.

Exame ocular com uma lâmpada de fenda

Exame ocular com uma lâmpada de fenda

Exame com Lâmpada de Fenda

Neste exame, o oftalmologista irá utilizar uma luz e ampliação para ver as estruturas na parte dianteira do olho. O microscópio é denominado lâmpada de fenda pois utiliza uma linha intensa de luz para destacar a sua íris, lente e córnea, bem como o espaço entre as duas últimas. Este exame permite que o seu médico veja estas estruturas em pequenas secções, facilitando a deteção de quaisquer anomalias. Utilizando uma lâmpada de fenda, é possível examinar a sua lente quanto a sinais de catarata.

Exame da retina

Exame da retina

Exame à Retina

Para o exame à retina, o seu especialista irá dilatar as suas pupilas colocando gotas nos seus olhos. Estas gotas demoram cerca de 15 a 20 minutos até produzirem efeito. A diluição – alargamento – das suas pupilas facilita o exame à retina.

O seu médico poderá também usar gotas para entorpecer a superfície dos seus olhos. Este teste integra um exame normal quando já apresenta problemas de visão ou outras doenças, como a diabetes, passíveis de causar problemas oculares. O seu médico irá apontar uma luz brilhante para os seus olhos para examinar a retina e detetar anomalias.

A sua visão estará desfocada durante várias horas após o exame e as suas pupilas aparentarão ser maiores do que o normal. Certifique-se de que:

  • Protege os seus olhos do sol ou de outros raios usando óculos de sol.
  • Evita conduzir durante algumas horas após o exame até conseguir ver normalmente.

Tratamento de uma catarata

As cataratas não podem ser tratadas com medicação nem corrigidas com óculos. Quando se encontram num estado avançado e prejudicam a sua visão afetando negativamente o seu quotidiano, o único tratamento eficaz é a remoção cirúrgica da lente enevoada e respetiva substituição por um implante, a denominada lente intraocular (IOL).

O tratamento cirúrgico é bastante eficaz para restaurar a vista. A maior parte dos pacientes decide submeter-se à cirurgia quando esta doença ocular interfere com a sua capacidade de efetuar atividades quotidianas normais, tais como ler ou conduzir à noite. Deverá considerar cuidadosamente as vantagens e os riscos da cirurgia.

Contudo, a cirurgia moderna às cataratas é um dos procedimentos cirúrgicos mais seguros e mais eficazes da atualidade. Nas últimas duas décadas, o número de cirurgias efetuadas para corrigir esta doença ocular aumentaram rapidamente nos países europeus. Consequentemente, o procedimento desenvolveu-se até um nível extremamente elevado. Anualmente, são efetuadas mais de 20 milhões de cirurgias às cataratas a nível mundial, produzindo excelentes resultados a nível da visão. Cabe-lhe a si e ao seu oftalmologista decidir se a cirurgia é adequada para o seu caso.

Caso opte por não ser já submetido à cirurgia, o seu oftalmologista poderá recomendar-lhe exames de acompanhamento para verificar se a doença está a progredir.


Partilhar este artigo