Cirurgia da catarata

Escolher uma Lente de Catarata

Apresentação de Lentes Intraoculares: quais as diferenças?

5 setembro 2019
Escolher uma Lente de Catarata

Na cirurgia da catarata moderna, a lente enevoada do cristalino é removida e substituída por uma lente intraocular artificial (IOL). As lentes intraoculares representam uma tecnologia altamente inovadora – tanto em termos de poder de correção como em termos da qualidade da visão proporcionada. Atualmente, encontram-se disponíveis diferentes tipos de lentes intraoculares, possibilitando uma boa visão a uma, duas ou três distâncias:

  • Perto: aprox. 40 cm (Leitura)
  • Intermédia: aprox. 80 cm (Trabalhar no computador)
  • Longe: acima de 100 cm (Orientação espacial)
As lentes intraoculares possibilitam uma boa visão nas três distâncias

As lentes intraoculares possibilitam uma boa visão nas três distâncias

Tamanho real de uma IOL em comparação com uma amêndoa
Tamanho real de uma IOL em comparação com uma amêndoa
Tamanho real de uma IOL em comparação com uma amêndoa

Lentes Intraoculares

As IOL conseguem simular as propriedades refrativas das lentes naturais, contudo, não possuem a capacidade de acomodação. As lentes intraoculares avançadas estão concebidas para dar resposta a requisitos de visão adicionais e individuais dos pacientes. Dependendo do design, as IOL avançadas podem oferecer outras vantagens, como uma perceção de contraste melhorada.

As lentes intraoculares são normalmente compostas por um material biocompatível, sintético e suave. Uma IOL comum mede aproximadamente entre 11 e 13 cm de diâmetro. A espessura da lente pode variar, dependendo da sua potência refrativa. O poder corretivo da lente é calculado individualmente, podendo diferir para cada olho. A IOL é transparente, sendo invisível e impercetível no olho.

Diferentes Tipos de Lentes Intraoculares

Atualmente, existem diferentes tipos de lentes intraoculares. De forma geral, é feita uma distinção entre lentes intraoculares padrão e avançadas, também denominadas lentes intraoculares premium.

  • As lentes intraoculares padrão são o implante mais utilizado no tratamento da catarata. Possuem um ponto focal e podem melhorar a visão numa distância: longe ou perto. Estas lentes denominam-se lentes monofocais. Para as restantes distâncias, o paciente poderá continuar a necessitar de usar óculos. As versões avançadas oferecem vantagens adicionais, para além do tratamento da catarata. Possibilitam uma menor dependência de óculos para diferentes atividades. Possibilitam uma menor dependência de óculos para diferentes atividades. Os produtos avançados incluem as lentes multifocais, EDoF (Profundidade de Foco Estendida), asféricas ou tóricas.
  • As Lentes intraoculares multifocais possuem dois ou três pontos focais e restauram a visão em mais do que uma distância, proporcionando ao paciente uma maior independência face ao uso de óculos. As lentes multifocais incluem IOL bifocais e trifocais, sendo que estas últimas representam a tecnologia mais avançada. As opções trifocais possibilitam o maior nível de independência face a óculos, permitindo uma visão nítida nas três distâncias.
  • As lentes intraoculares EDoF também proporcionam uma elevada independência face a óculos, produzindo menos efeitos secundários a nível visual à noite, comparativamente às versões multifocais.

As capacidades adicionais nas IOL avançadas, tais como as funções asférica e tórica, proporcionam vantagens extra para os pacientes: as IOL tóricas permitem a correção de astigmatismo preexistente, enquanto as IOL asféricas podem melhorar a sensibilidade ao contraste e a qualidade global da imagem.

As IOL avançadas possibilitam reduzir a dependência face aos óculos, sendo uma boa opção para pacientes com estilos de vida ativos e para quem pretenda uma maior liberdade face aos óculos. Visto oferecerem apenas vantagens adicionais para os pacientes, o tratamento da catarata com lentes premium não é, dependendo do país onde viva, abrangido pelos seguros de saúde.

Características das IOL Monofocais

Simulação de Visão com uma IOL monofocal

Simulação de Visão com uma IOL monofocal

Visão nítida a uma distância

Trata-se do tipo mais comum de lente intraocular utilizado na cirurgia da catarata. Quando a luz entra no olho através de uma lente monofocal, esta é orientada para um único ponto de focagem na retina.

Não é possível focar a luz de objetos ao longe e ao perto em simultâneo, o que significa que uma lente monofocal é capaz de corrigir a visão a uma distância, proporcionando uma boa perceção visual de distâncias ao perto ou ao longe.

A maior parte dos pacientes que escolhe esta opção pretende ser capaz de ver ao longe, permitindo efetuar atividades como conduzir ou ver televisão. Normalmente, necessitam de óculos para auxiliar com tarefas de visão ao perto, tais como ler, cozinhar e trabalhar no computador.

Escolher a Distância Certa

Escolher a Distância Certa

Embora a maior parte dos cirurgiões efetue o implante da opção monofocal com focagem distante para corrigir a visão ao longe, é também possível escolher uma lente monofocal que permita a correção da visão ao perto. Para todas as outras distâncias, o paciente deverá usar óculos.

A decisão sobre se deve ser corrigida a vista ao longe ou ao perto depende do estilo de vida e das necessidades visuais do paciente. A decisão deve ser tomada em conjunto com o cirurgião após uma consulta aprofundada com o paciente.

As lentes intraoculares monofocais

O Que Deve Saber

As IOL monofocais de tipo padrão possuem uma ótica esférica arredondada de ambos os lados. Normalmente, são abrangidas pelo seu seguro de saúde.

No entanto, o cristalino natural do olho possui uma forma ligeiramente asférica (não totalmente redonda) na parte da frente e a curva não é igual de ambos os lados. Esta forma permite-lhe focar com precisão os raios de luz que entram no olho num ponto da retina. O resultado é uma imagem nítida e cristalina.

As IOL monofocais avançadas estão disponíveis com uma ótica asférica muito semelhante à forma original da lente do cristalino. O design especial das versões asféricas permite uma qualidade de imagem melhorada.

Adicionalmente, caso possua uma córnea com formato irregular, uma lente monofocal em versão tórica poderá melhorar consideravelmente a qualidade da sua vista. Consulte o seu oftalmologista para descobrir o tipo de opção monofocal mais adequado para si.

Características das Lentes Multifocais: IOL Bifocais

Simulação de Visão com IOL EDoF

Simulação de Visão com IOL EDoF

Visão nítida a distâncias intermédias e ao longe

As lentes intraoculares EDoF (Profundidade de Foco Estendida) utilizam uma avançada tecnologia ótica que permite aumentar a amplitude de focagem comparativamente a lentes do tipo monofocal padrão.

Desta forma, as soluções EDoF possibilitam uma vista nítida entre distâncias ao longe até intermédias, como trabalhar no computador. Para atividades ao perto, como ler letras pequenas e executar trabalhos de precisão, os pacientes tratados com lentes EDoF poderão ter de usar óculos de leitura. No entanto, experienciarão menos distúrbios visuais à noite, que são por vezes causados por fontes luminosas fortes no caso das IOL multifocais.

  • Como Funcionam as Lentes Trifocais

    As lentes trifocais convergem a luz que entra no olho a distâncias ao perto, intermédias ou ao longe, focando essa luz num único ponto focal na retina. Isto possibilita a focagem em objetos a diferentes distâncias em simultâneo, proporcionando uma boa visão a distâncias ao perto, intermédias e ao longe. Estes tipos de IOL modernas reduzem ou eliminam a necessidade de usar óculos ou lentes de contacto. Tal como acontece com os óculos graduados, a sua IOL também será ajustada às suas necessidades específicas para lhe proporcionar a melhor visão possível.

  • IOL EDoF no Quotidiano

    As lentes com profundidade de foco estendida (EDoF) proporcionam uma visão nítida num vasto alcance, o que lhe permite ver objetos com nitidez a diferentes distâncias desde ao longe até uma distância intermédia: aproximadamente o comprimento do braço. As IOL EDoF permitem-lhe executar uma ampla variedade de atividades sem óculos, incluindo:

    • Desporto
    • Socializar
    • Trabalhar no computador
    • Conduzir um automóvel
    • Ver televisão
    • Cozinhar
    • Ir às compras
    • Outras tarefas domésticas e de jardinagem habituais

    As tarefas diárias tornam-se mais fáceis e agradáveis. A maioria das atividades pode ser realizada sem necessidade de usar óculos graduados, no entanto, poderá ainda necessitar de óculos de leitura para ler letras pequenas.

Com IOL trifocais, é possível que deixe de necessitar de óculos

Com IOL trifocais, é possível que deixe de necessitar de óculos

Vantagens das Lentes Trifocais

As lentes intraoculares EDoF (Profundidade de Foco Estendida) utilizam uma avançada tecnologia ótica que permite aumentar a amplitude de focagem comparativamente a lentes do tipo monofocal padrão.

Desta forma, as soluções EDoF possibilitam uma vista nítida entre distâncias ao longe até intermédias, como trabalhar no computador. Para atividades ao perto, como ler letras pequenas e executar trabalhos de precisão, os pacientes tratados com lentes EDoF poderão ter de usar óculos de leitura. Um dos efeitos secundários associado a soluções multifocais é um grau mais elevado de perturbações visuais e fenómenos luminosos (disfotopsia), causados pelo facto de a lente focar a luz a partir de múltiplas distâncias.

Lentes EDoF

O que deve saber

As lentes EDoF proporcionam uma elevada independência face a óculos. Contudo, a qualidade de visão obtida é específica e poderá variar entre pacientes.

São igualmente adequadas para pessoas interessadas numa IOL que combine uma maior liberdade face a óculos com um elevado conforto visual durante o dia e noite. Consulte o seu médico para saber se uma IOL EDoF também poderá ser indicada para si.

Características das Lentes Multifocais: IOL Trifocais

Simulação de Visão com IOL trifocais

Simulação de Visão com IOL trifocais

Visão nítida a todas as distâncias

Estas são as lentes intraoculares (IOL) mais avançadas atualmente disponíveis, proporcionando uma visão nítida a distâncias ao perto, intermédias e ao longe. Foram concebidas de forma a permitir um elevado grau de independência em relação aos óculos para pessoas que têm uma vida ativa e não pretendem recorrer a auxiliadores de visão.

  • Como Funcionam as Lentes Trifocais

    As lentes trifocais convergem a luz que entra no olho a distâncias ao perto, intermédias ou ao longe, focando essa luz num único ponto focal na retina. Isto possibilita a focagem em objetos a diferentes distâncias em simultâneo, proporcionando uma boa visão a distâncias ao perto, intermédias e ao longe. Estes tipos de IOL modernas reduzem ou eliminam a necessidade de usar óculos ou lentes de contacto. Tal como acontece com os óculos graduados, a sua IOL também será ajustada às suas necessidades específicas para lhe proporcionar a melhor visão possível.

  • Lentes Trifocais no Quotidiano

    Ao contrário das opções monofocais e bifocais, as lentes trifocais também proporcionam uma visão intermédia confortável, importante para diversas atividades diárias, tal como trabalhar no computador.

    Permitem-lhe efetuar diversas atividades no seu quotidiano sem necessitar de óculos. Isto inclui tarefas diárias como:

    • Leitura
    • Cozinhar, limpar, passar a ferro
    • Trabalhar no computador
    • Ir às compras
    • Ver televisão
    • Conduzir
    • Trabalhar no jardim
    • Praticar desporto e fazer exercício
Com IOL trifocais, é possível que deixe de necessitar de óculos

Com IOL trifocais, é possível que deixe de necessitar de óculos

Vantagens das Lentes Trifocais

A principal vantagem das IOL trifocais é a possibilidade de ver nitidamente a qualquer distância sem óculos. Consequentemente, é possível que deixe de necessitar de óculos para executar as suas atividades diárias.

Para além disso, as soluções trifocais possibilitam o tratamento de problemas da visão preexistentes, tais como miopia ou hipermetropia. Com uma versão tórica da lente trifocal, é também possível corrigir astigmatismo preexistente.

As lentes intraoculares trifocais são também eficazes no tratamento de alterações visuais relacionadas com a idade como presbiopia, que afeta quase todas as pessoas após os 40 anos de idade. Ao tratar a catarata com uma IOL trifocal, poderá resolver a sua presbiopia em simultâneo.

Resumindo, as IOL trifocais possibilitam a total independência face a óculos ou lentes de contacto.

As lentes trifocais

O que deve saber

Tal como acontece com todas as tecnologias inovadoras, existem também alguns aspetos a considerar aquando da escolha de uma lente trifocal.

Caso sofra de doenças oculares, tais como glaucoma, retinopatia diabética, edema macular diabético ou degeneração macular, poderá não ser elegível para lentes intraoculares trifocais. Estas doenças, ainda que em fases iniciais, poderão não ser compatíveis com lentes intraoculares premium. Caso sofra de alguma destas doenças, poderá discutir opções alternativas com o seu oftalmologista.Fenómenos luminosos Um dos efeitos secundários associado a soluções multifocais é um grau mais elevado de perturbações visuais e fenómenos luminosos (disfotopsia), causados pelo facto de a lente focar a luz a partir de múltiplas distâncias.

Estes são normalmente visíveis como:

  • Encandeamento em determinadas situações de fraca iluminação
  • Halos em redor de fontes luminosas à noite

A maior parte das pessoas com lentes multifocais considera estes fenómenos apenas ligeiramente perturbadores, acabando por se habituar. Contudo, há também um pequeno grupo de pacientes que não se adaptam bem às lentes ou que se sentem muito incomodados pelos efeitos secundários que podem ocorrer. As simulações de potenciais halos e encandeamento visíveis após a cirurgia poderão ajudar o paciente a preparar-se para os possíveis efeitos secundários.
Durante a consulta, fale com o seu médico sobre as perturbações luminosas para verificar se será um candidato adequado para uma IOL trifocal.

Redução da sensibilidade ao contraste

Outra consequência da capacidade multifocal poderá ser uma qualidade de imagem não tão perfeita. Isto deve-se ao facto de a lente separar a luz a partir de diferentes distâncias na retina. Consequentemente, os pacientes devem sacrificar um pouco a qualidade da imagem para obter o efeito multifocal.

Funções de IOL Asféricas e Tóricas

Vantagens adicionais de opções avançadas de tratamento da catarata

Para além das vantagens oferecidas por IOL multifocais e EDoF, as soluções avançadas oferecem mais funções para uma melhor visão. Por exemplo, as lentes asféricas corrigem determinados fenómenos luminosos e melhoram o contraste, proporcionando uma qualidade de imagem otimizada.As lentes intraoculares tóricas possibilitam o tratamento de astigmatismo, um problema de visão comum que afeta praticamente um terço da população global e provoca uma visão distorcida.

Ambos os tipos de IOL: as IOL asféricas e tóricas apresentam características especiais para obter imagens nítidas e cristalinas. Estas funções adicionais não são sempre abrangidas pelo sistema de saúde nacional. Confirme junto do seu médico se é recomendada uma IOL asférica e/ou tórica para o seu caso e discuta os potenciais custos adicionais da lente.

Simulação visual com uma IOL esférica (esquerda) e asférica (direita).

Simulação visual com uma IOL esférica (esquerda) e asférica (direita).

Características das Lentes Asféricas

Os tipos padrão de IOL monofocais possuem uma ótica esférica, que apresenta uma curva igual em ambos os lados. No entanto, o cristalino natural do olho possui uma forma ligeiramente asférica (não totalmente redonda) na parte da frente. Isto permite-lhe focar com precisão os raios de luz que entram no olho num único ponto da retina.

Estão disponíveis IOL monofocais avançadas com uma ótica asférica com a mesma forma da lente natural, possibilitando uma visão o mais semelhante possível à visão natural.

Como as Lentes Asféricas Corrigem a Visão

O design especial e com uma curva não uniforme das IOL asféricas permite-lhes corrigir as aberrações esféricas.

O que é uma aberração esférica?

Uma aberração esférica é um defeito visual que ocorre quando os raios de luz que passam pelo olho não são focados com precisão num único ponto focal. Quando somos mais novos, a córnea e a lente do olho funcionam em conjunto para focar a entrada dos raios de luz num ponto exato na retina, otimizando o contraste da imagem.

Conforme envelhecemos, esta interação deteriora-se, causando uma redução da qualidade da visão. Isto significa que:

  • A visão torna-se desfocada
  • A perceção de contraste é reduzida, conduzindo a dificuldades visuais em condições de fraca iluminação

Com IOL asféricas, os raios de luz que entram no olho são novamente focados com precisão sobre um único ponto na retina. O resultado é a melhoria da sensibilidade ao contraste e da qualidade da imagem, especialmente durante atividades como conduzir à noite ou ler em situações de fraca iluminação.

Caso já sofra de aberração esférica ou queira prevenir esta alteração visual, uma IOL asférica poderá ser uma opção adequada para si. Discuta esta opção com o seu oftalmologista.

Simulação de visão a) com astigmatismo b) com uma IOL tórica.

Simulação de visão a) com astigmatismo b) com uma IOL tórica.

Características das Lentes Tóricas

Correção de córneas com formas irregulares para uma visão nítida

A acuidade visual é um fator importante para os pacientes. A possibilidade de corrigir o astigmatismo utilizando lentes intraoculares tóricas durante um procedimento da catarata é uma excelente opção para pacientes que sofrem de ambas as condições. O astigmatismo é um erro refrativo, como a miopia ou a hipermetropia. Este erro resulta normalmente de uma córnea com formato irregular, fazendo com que a luz não seja devidamente focada na retina. Este faz com que objetos a diferentes distâncias pareçam distorcidos.

Como as Lentes Tóricas Corrigem o Astigmatismo

Uma lente tórica possui uma forma específica. A forma das lentes tóricas é significativamente diferente de outros tipos de lentes corretivas, visto possuírem duas curvaturas diferentes.
A forma das lentes tóricas cria diversas forças refrativas nos eixos vertical e horizontal. A combinação ajuda a focar corretamente toda a luz que entra na retina, reduzindo ou eliminando o astigmatismo.

Como são implantadas lentes tóricas no olho

Caso opte por uma IOL tórica, o procedimento cirúrgico é ligeiramente diferente comparativamente à cirurgia da catarata normal. Esta deve ser implantada numa posição muito específica no olho, o que significa que:

  • Dependendo do tipo de lente, imediatamente antes da cirurgia da catarata, poderá ser necessária a colocação de marcações temporárias na córnea para identificar a localização do meridiano mais curvo.
  • Durante a cirurgia, a IOL tórica é implantada no seu olho.
  • Após o implante, cada lente tórica é rodada até que as suas marcações fiquem alinhadas com as marcações na sua córnea.

Caso sofra de astigmatismo e pretenda a sua correção durante a cirurgia da catarata, consulte o seu médico para discutir a implantação de IOL tóricas.


Partilhar este artigo