O que são Cataratas?
Quando a visão fica enevoada
A catarata é uma condição médica que, mais cedo ou mais tarde, afeta a maior parte das pessoas. É a doença ocular mais comum e faz parte do processo normal de envelhecimento. Após os 50 anos de idade, há uma forte probabilidade de o olho humano começar a desenvolver alguma forma desta doença ocular. A palavra catarata deriva do termo latim cataracta, que significa "queda de água", e do termo de grego antigo καταρράκτης (katarrhaktēs), que significa "deslizamento rápido". Tal como a água agitada se torna branca, poderá ser um termo metafórico para descrever o efeito que a passagem do tempo tem no embranquecimento de uma lente com catarata em estado avançado.
Causas da catarata
As cataratas são um problema ocular que ocorre tipicamente com o aumento da idade. A lente natural do olho, também denominado cristalino, é maioritariamente composta por água e proteína. Devido a uma alteração nessa estrutura proteica com o passar do tempo, a lente natural torna-se cada vez mais turva, causando o aparecimento gradual dos principais sintomas de cataratas.
De acordo com a mais recente avaliação da Organização Mundial de Saúde (OMS):
- As cataratas são responsáveis por 51% da cegueira a nível mundial, permanecendo como a principal causa de cegueira.
- Isto representa 20 milhões de pessoas.
- Muitas pessoas com mais de 50 anos de idade possuem uma forma deste tipo de problema ocular.1
Numa fase inicial das cataratas, o cristalino começa a ficar turvo, causando uma visão ligeiramente desfocada. Quanto mais avançada a catarata, pior será a qualidade da imagem projetada na retina. Caso não seja tratada, poderá conduzir à cegueira.
Sintomas
Sinais para detetar uma catarata
Começa lentamente, com pouca influência sobre a vista. Notar a visão um pouco desfocada poderá ser o primeiro sinal de cataratas. Poderá assemelhar-se a olhar através de um vidro fosco ou de uma camada de névoa numa janela. Para a deteção de cataratas numa fase inicial, é importante conhecer os sintomas mais comuns.
Os sintomas comuns associados às cataratas incluem:
- Deterioração gradual da visão
- Visão turva ou enevoada
- Perceção de contraste e cor enfraquecida
- Maior sensibilidade a luz brilhante
- Alterações frequentes na graduação ocular
Deverá consultar o seu médico sobre o tratamento da catarata quando esta começa a afetar a sua visão e qualidade de vida.
Simulador de Visão com Catarata
Qual o aspeto de ter a visão afetada por este problema ocular?
A lente normalmente límpida do olho torna-se turva. A sua vista torna-se desfocada, como olhar através de uma janela embaciada.
O simulador de visão demonstra como a vista se altera quando sofre de cataratas e de outros problemas visuais, tais como presbiopia e astigmatismo. Também demonstra como pode melhorar a sua visão com cirurgia. As imagens simulam os resultados visuais pós-operatórios que podem ser alcançados com diferentes tipos de lentes intraoculares (IOL), utilizadas para substituir a lente natural do olho que se tornou enevoada em consequência de cataratas. Esta é a única opção de tratamento eficaz.
A qualidade visual proporcionada pelos diferentes tipos de lentes intraoculares mediante diferentes condições de iluminação depende das características da IOL. Depende igualmente de diversos fatores específicos do paciente, tais como: a saúde geral do olho, o tempo de cura individual e a adaptação do cérebro às novas condições.
O objetivo desta demonstração visual é proporcionar uma ideia geral daquilo que poderá esperar dependendo da IOL que escolher. Os resultados variam individualmente de pessoa para pessoa e não podem ser previstos com exatidão após a cirurgia.
-
1
https://www.who.int/blindness/causes/priority/en/index1.html