O processo de cirurgia ocular a laser
Tudo aquilo que deverá saber antes de se submeter a uma cirurgia ocular a laser
Se está a considerar a cirurgia ocular a laser para tratar um erro refrativo, é provável que tenha de pesquisar e analisar muita informação. Não se sinta sobrecarregado – dividimos os passos e condensamos toda a informação importante para o ajudar a tomar uma decisão informada.
Encontrar ajuda ao longo do percurso
Optar por uma cirurgia ocular a laser não é fácil. Compreender cada passo do processo de tomada de decisão ajudará a escolher o médico e o procedimento certos. Estar devidamente informado aumenta a confiança na decisão de avançar para a cirurgia ocular a laser. As clínicas e os oftalmologistas estão também disponíveis para o aconselhar e orientar ao longo do processo de tomada de decisão, podendo responder a perguntas específicas relacionadas com a sua condição individual.
Preparação para o procedimento
Utilize esta lista de verificação para se preparar para tudo ao longo do percurso
É normal ter receios
É normal pensar naquilo que acontece ao certo durante a operação e ter receio dos riscos associados. Pesquise sobre as diversas opções e esclareça todas as suas dúvidas com o seu médico para ficar mais tranquilo. Assim que a data da cirurgia estiver marcada, a preparação é simples. Esta lista de verificação poderá ajudá-lo a acompanhar todos os passos necessários antes da correção do seu erro de visão.
O que é necessário antes da cirurgia
- Encontrar um médico: conforme mencionado, poderá encontrar um médico através de referências e recomendações.
- Exame ocular: agende a primeira consulta com um optometrista ou oftalmologista para discutir a sua condição refrativa e submeter-se a um exame ocular. Posteriormente, será útil voltar a consultar o seu médico ou um representante da clínica para colocar questões sobre as opções disponíveis.
- Esclarecer incertezas: muitas clínicas podem responder a perguntas de acompanhamento por telefone. O seu estilo de vida e graduação de erro refrativo são fatores importantes para a escolha da opção de tratamento mais adequada às suas necessidades individuais. Consulte o seu médico e confirme que a opção preferível está disponível.
- Escolher um procedimento: é necessário discutir com o seu oftalmologista qual o tipo de cirurgia ocular a laser que melhor se adequa às suas necessidades e expetativas.
- Planear a cirurgia: após concluir todos os passos, poderá agendar a cirurgia na clínica.
- Remover lentes de contacto: recomenda-se que não use lentes de contacto durante, pelo menos, 2 a 4 semanas (dependendo do material das lentes) antes da cirurgia.
- Preparar a recuperação: a preparação para a recuperação após a cirurgia poderá incluir não trabalhar no dia da cirurgia, providenciar uma forma de transporte alternativa para regressar a casa e pedir a alguém para o acompanhar e auxiliar.
No dia da cirurgia
Os passos individuais do tratamento
A cirurgia ocular a laser é um procedimento de tratamento rápido. A cirurgia demora entre alguns minutos e meia-hora, dependendo da solução.
Disponibilizamos aqui um guia sobre cada passo de uma consulta de cirurgia comum: desde a chegada às instalações até à saída da sala de operações.
Preparativos no dia da cirurgia
No dia da cirurgia, a maior parte dos médicos instrui os seus pacientes no sentido de:
- Não usar maquilhagem, perfume ou cremes no dia anterior ao procedimento nem no dia do mesmo. Estes produtos podem deixar resíduos em redor do olho e nas pestanas, o que aumenta a possibilidade de infeção.
- Usar calçado confortável.
- Comer uma refeição ligeira e permanecer hidratado para garantir uma circulação estável para a cirurgia.
- Providenciar transporte até casa após a cirurgia.
O que esperar na sala de operações
Os pacientes permanecem conscientes durante a cirurgia, mas esta é normalmente indolor. Para o garantir, são administradas gotas de anestesia para entorpecer o olho. É utilizado um fixador de pálpebra para que o pestanejo não interfira com a cirurgia.
Alguns pacientes referem sentir uma ligeira pressão no olho quando o flap corneal é criado ou quando é removida a camada celular superior. Quando o laser é iniciado, poderá escutar cliques à medida que o laser emite impulsos.
À medida que o laser remove tecido para modelar a córnea com as técnicas LASIK e PRK/LASEK, dependendo do dispositivo laser utilizado, poderá surgir um odor semelhante ao presente após usar um secador de cabelo. Dependendo do tipo de procedimento, poderá ser movido de um laser para outro.
O último passo da cirurgia ocular a laser difere de acordo com a solução. Com a técnica LASIK, o flap voltará a ser colocado no olho. No caso de pacientes submetidos à técnica PRK/LASEK, o médico colocará uma lente de contacto de apoio no olho para auxiliar a cura.
Após a cirurgia
Ao abandonar a sala de operações, os pacientes poderão ter um penso ocular sobre os olhos operados durante as primeiras horas após a cirurgia para os proteger. Alguns pacientes referem desconforto imediatamente após a cirurgia. Poderá existir ardor ou uma sensação estranha no olho. Caso provoque demasiado desconforto, os médicos poderão recomendar um analgésico suave. A visão continuará a melhorar e a estabilizar ao longo dos dias e semanas seguintes.
Recuperação
O que esperar após a cirurgia ocular a laser
A experiência e o período de recuperação são diferentes nas técnicas SMILE, LASIK e PRK/LASEK. Poderá ser útil solicitar a um prestador de cuidados oculares uma explicação sobre o plano de recuperação individual. Isto também ajuda a compreender o que esperar após a cirurgia e a reconhecer possíveis complicações.
De forma geral, com algum descanso, evitando algumas atividades como natação ou desportos de contacto e usando os colírios receitados, o processo de cura será bem-sucedido e isento de complicações.
Primeiros passos após a Cirurgia
A maior parte dos médicos recomenda que siga estas instruções após a cirurgia para apoiar o processo de cura:
- Utilize transporte alternativo após a cirurgia
- Tente fazer uma sesta longa para manter os olhos fechados e descansados
- Resista à tentação de esfregar os olhos caso sinta comichão
- Solicite ao seu médico um colírio ou um analgésico suave de venda livre caso sinta desconforto ou dor
- Explique os seus sintomas ao médico durante o check-up após a cirurgia ocular a laser
- Embora note uma melhoria da visão no dia da cirurgia, é normal que a vista se encontre turva e que os olhos apresentem sensibilidade à luz nas primeiras 24 horas.
Dicas para uma cura ideal
Embora o processo de recuperação após a cirurgia ocular a laser seja normalmente rápido e sem grandes complicações, há alguns fatores a considerar para uma cura ideal. Tenha em atenção que o tempo de recuperação irá divergir ligeiramente para cada paciente.
Dependendo da cirurgia, o médico poderá recomendar que não trabalhe durante alguns dias. Para além disso, deverá considerar o seguinte:
- Recomenda-se que durma com o penso ocular que recebeu após a cirurgia durante algum tempo para evitar esfregar o olho enquanto dorme.
- Evitar desportos ou atividades de elevada intensidade é útil para o processo de recuperação.
- Deve evitar o uso de cremes e maquilhagem durante algum tempo após a cirurgia. A duração desta precaução também depende do método de tratamento.
- Deve evitar o uso de piscinas e saunas durante algum tempo após a cirurgia.
Normalmente, qualquer desconforto relacionado com a cirurgia desaparece nos primeiros dias. O seu oftalmologista poderá fornecer-lhe informações e conselhos de recuperação especificamente relacionados com a sua cirurgia e estilo de vida.
Check-ups após o tratamento
Normalmente, o primeiro check-up após a operação ocorrerá um ou dois dias após a cirurgia. Nesta consulta, o médico irá examinar o olho para verificar o processo de cura.
Dependendo do processo inicial de cura do olho, poderão ser receitados colírios para evitar infeções ou para melhorar a lubrificação. Após este check-up inicial, o médico recomendará agendar outra consulta de acompanhamento, na semana ou no mês seguinte, para verificar o estado do processo de cura e da visão.
Doe os seus óculos
Após a correção a laser da visão, já não necessitará dos seus óculos graduados. Em vez de os deitar ao lixo ou deixar a apanhar pó numa prateleira, considere a doação a instituições de caridade na sua região.
285 milhões de pessoas no mundo têm problemas de visão e nem todas dispõem de acesso a cuidados de saúde adequados – os seus óculos poderão ajudar os menos favorecidos.