Compreender a visão

As lentes certas para uma visão perfeita

Quais são as melhores lentes para o seu problema de visão?

14 março 2020
  • As lentes certas para uma visão perfeita

Miopia, hipermetropia, presbiopia – existem muitos problemas de visão que podem limitar a nossa perceção visual. Na maior parte dos casos, um par de óculos bem ajustados e com as lentes certas podem ajudá-lo a ver novamente com nitidez. Mas qual é o tipo de lente adequado para cada deficiência visual? As lentes são a parte mais importante dos óculos, e a variedade é absolutamente enorme. A MELHOR VISÃO explica: que tipos de lentes existem para corrigir eficazmente as deficiências e os problemas de visão?

Soluções clássicas de lentes

Lentes monofocais – para miopia
Lentes monofocais – para miopia
Lentes monofocais – para miopia

Lentes monofocais – para miopia e hipermetropia

As lentes monofocais têm a mesma potência sobre toda a superfície da lente, ou seja, a potência prescrita é idêntica em toda a lente. Estas são utilizadas tanto em óculos de leitura como para ver ao longe – os dois dispositivos de visão mais comuns. Qual é a diferença? Com os óculos de leitura, as lentes monofocais são otimizadas para ver ao perto e adaptadas à distância normal de leitura de uma pessoa hipermétrope. Estas lentes são indicadas não só para ler livros, mas também para ler letras muito pequenas no smartphone ou no tablet.

Lentes monofocais – para hipermetropia
Lentes monofocais – para hipermetropia
Lentes monofocais – para hipermetropia

Para melhor compreender a miopia e a hipermetropia, primeiro temos de lhe explicar como funciona a nossa visão: para que possamos ver com nitidez, quando olhamos para os objetos, o nosso sistema ótico tem de os projetar sobre a retina – e não antes nem para além desta. As pessoas com deficiências visuais têm esta capacidade comprometida. As pessoas hipermétropes vêem os objetos próximos para além da retina, o que faz com que pareçam desfocados. Na miopia, por sua vez, os objetos distantes parecem desfocados porque o olho míope foca as imagens antes da retina e não sobre ela. Um par de óculos para ver ao longe com um ajuste perfeito pode ajudá-lo a voltar a ver objetos próximos e distantes com maior nitidez.

Lentes monofocais – para astigmatismo
Lentes monofocais – para astigmatismo
Lentes monofocais – para astigmatismo

O astigmatismo pode ser corrigido com   lentes monofocais  
.Para tal, é incorporada na lente uma potência prescrita adicional que compensa o astigmatismo: a chamada correcção cilíndrica (abreviatura “cyl” no certificado da lente). Estas são as denominadas lentes tóricas.

Lentes prismáticas: para heteroforia

Nos doentes com heteroforia, as lentes prismáticas optimizam a interação entre ambos os olhos. No caso de heteroforia, também conhecida como estrabismo oculto ou latente, os olhos da pessoa afetada não estão exatamente paralelos, o que afeta a visão espacial. O cérebro e os músculos oculares tentam constantemente evitar imagens duplas, o que pode ser extremamente cansativo para os doentes e originar dores de cabeça frequentes. Os óculos com prismas compensam a visão irregular graças a um polimento especial utilizado em, pelo menos, uma das lentes. Isto melhora a mobilidade e a interação entre os olhos, proporcionando ao utilizador uma visão mais nítida e confortável.

Lentes multifocais

Lentes bifocais: para problemas de visão de perto e de longe

Lentes bifocais: para problemas de visão de perto e de longe

As lentes bifocais consistem em duas lentes, que permitem ao utilizador ver nitidamente tanto os objetos próximos como os distantes. Pode constatá-lo através da linha que divide as duas lentes: a lente inferior é significativamente menor e assemelha-se a uma pequena janela. Esta é a “zona de leitura” para a visão de perto, sendo que o resto da lente assegura uma boa visão à distância. A lente deve o seu nome à dupla graduação: em latim, bi significa “dois” e focal significa “ponto focal”. Anteriormente, as lentes bifocais eram comummente utilizadas para corrigir a presbiopia. Atualmente, não são a primeira escolha. Muitos utilizadores consideram a linha divisória demasiado evidente e desagradável ou até mesmo irritante, por exemplo, ao subir escadas. Qual é a solução? Lentes progressivas modernas. Estas oferecem uma transição perfeita entre os campos de visão e, por conseguinte, um maior conforto visual.

Lentes trifocais

Lentes trifocais: para problemas de visão a várias distâncias

As lentes trifocais (tri significa “três”, focal significa “ponto focal”) têm uma estrutura semelhante à das lentes bifocais, mas destinam-se a pessoas com presbiopia. Além de estarem optimizadas para a visão de perto e de longe, integram também uma zona de correcção para as distâncias intermédias, por exemplo, entre 50 e 150 cm. As lentes trifocais têm os mesmos inconvenientes das lentes bifocais: difícil transição entre os campos de visão e visível divisão entre as lentes – razões pelas quais cada vez mais utilizadores de óculos optam por lentes progressivas modernas.

Lentes progressivas: para miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia
Lentes progressivas: para miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia

Lentes progressivas: para miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia

As lentes progressivas têm claras vantagens em comparação às lentes bifocais e trifocais. As lentes progressivas incluem potências dióptricas para zonas de visão próxima, intermédia e para longe – tudo isto numa só lente, com uma transição perfeita e sem linha divisória. A potência dióptrica funciona perfeitamente de cima para baixo, indo desde a visão para longe até à visão para perto. As lentes progressivas permitem uma visão nítida e confortável a qualquer distância e são a escolha perfeita para corrigir a miopia, a hipermetropia e a presbiopia. São ideais para ler, para trabalhar ao computador ou para fazer trabalhos manuais, ou simplesmente para olhar para longe.

Graças aos avançados métodos de produção com um conforto visual excecional, as lentes progressivas da ZEISS são perfeitamente adaptadas às necessidades do utilizador, recorrendo a uma série de fatores. Alguns aspetos relevantes são a distância interpupilar, o ângulo pantoscópico e a distância ao vértice posterior, entre outros parâmetros faciais individuais que a ZEISS tem em conta durante a produção das lentes.

Imagens desfocadas na zona de transição ou problemas a subir escadas – características das primeiras gerações de lentes progressivas – pertencem geralmente ao passado no que se refere a lentes progressivas. Estas permitem não só uma visão nítida e natural, mas também uma rápida focagem a qualquer distância e em qualquer direção. São os óculos perfeitos para uso diário – quer seja este o seu primeiro par, quer vá substituir os seus óculos de leitura por lentes progressivas, ou inclusive se até agora apenas precisou de óculos para ver ao longe. As lentes progressivas são também a solução ideal para pessoas com visão normal ou com astigmatismo que estejam a começar a desenvolver presbiopia.

Quaisquer que sejam as suas necessidades, o seu ótico terá todo o gosto em poder ajudá-lo a escolher as lentes progressivas certas para si.

Lentes especiais para utilizações específicas

Um par de óculos deve ser único, tal como o seu utilizador. Dependendo do seu estilo de vida, hobbies ou profissão, os óculos devem ser capazes de dar resposta a uma série de necessidades diferentes. É por isso que é extremamente importante realizar uma análise exaustiva das suas necessidades visuais para que o seu ótico lhe possa recomendar as lentes certas para si. Além de opções de lentes “normais”, também existem lentes especiais que o ajudam a conseguir uma visão perfeita. Por exemplo:

Woman holding takeaway coffee and using smart phone

Lentes para o estilo de vida digital: para atenuar a fadiga visual digital

O uso de tecnologia digital, como smartphones e e-readers, exige o máximo dos nossos olhos todos os dias. Os nossos olhos têm de se acostumar ao novo campo visual de perto para se adaptarem à curta distância de leitura dos dispositivos digitais, em comparação com um jornal ou um livro. Além disso, estes aparelhos obrigam os nossos olhos a alternarem constantemente entre diferentes distâncias. Isto pode originar dores de cabeça e no pescoço, assim como olhos cansados ou irritados, especialmente à medida que envelhecemos. Uma solução seria usar lentes para ver ao longe com apoio especial para ver ao perto, tais como as   lentes ZEISS Digital. Estas estão especificamente indicadas para a utilização de dispositivos digitais como e-readers ou smartphones, facilitando a focagem da visão a curtas e a longas distâncias. A tecnologia ZEISS Digital Inside também está disponível para lentes progressivas.

Portrait of businessman driving car for work

Lentes para uma visão boa e sem encandeamento durante a condução

Uma boa visão é um pré-requisito para se poder conduzir em segurança. Na estrada, os nossos olhos trabalham intensamente, mudando constantemente o foco entre a estrada, o GPS, o espelho retrovisor e os espelhos laterais. O mau tempo e as condições de baixa luminosidade dificultam, muitas vezes, a visão. Umas lentes especialmente otimizados para a condução (por ex., as  lentes ZEISS DriveSafe, disponíveis como lentes monofocais ou progressivas) reduzem o stress visual enquanto conduz, facilitando a visão do condutor. Para as pessoas que são sensíveis aos reflexos, as lentes DriveSafe podem ajudar a eliminar a perceção de encandeamento.

Woman looking at computer screen with glasses on

Lentes para o trabalho

As pessoas geralmente notam a mudança a partir dos 40 anos: trabalhar ao computador e mudar o foco – por exemplo, do teclado para o monitor ou do calendário para o telefone – passa a ser, subitamente, mais cansativo para os olhos. Para ver nitidamente a diferentes distâncias, as pessoas adotam, inconscientemente, uma postura desconfortável, por exemplo, inclinando-se para a frente ou levantando a cabeça. Dores nas costas e no pescoço, olhos secos ou lacrimejantes são apenas algumas das possíveis consequências.As lentes ocupacionais ZEISS   evitam este tipo de stress visual. Elas são personalizadas de acordo com as suas necessidades específicas de visão no trabalho e estão otimizadas para todas as distâncias necessárias enquanto trabalha ao computador. As lentes progressivas e de leitura nem sempre são, contudo, a solução ideal, porque as áreas relevantes da lente não estão otimizadas para o trabalho de escritório. Os óculos de leitura só permitem uma visão de qualidade ao perto – uma distância demasiado curta para o trabalho de computador e de secretária. Com lentes progressivas, o utilizador olha para o monitor através da parte intermédia da lente e tem de inclinar a cabeça para cima para ver o ecrã com nitidez. Ambos os tipos de lentes promovem uma postura pouco natural enquanto está sentado, causando uma potencial tensão muscular no pescoço, ombros e costas, assim como dores de cabeça.

Lentes fotocromáticas: protecção solar eficaz, sem ter de trocar de óculos

Quer esteja no trabalho ou em casa, o uso de lentes solares especiais pode melhorar o seu conforto visual em muitas situações. Sabia que todas as lentes podem ser transformadas em     lentes  fotocromáticas? Estas oferecem uma proteção UV perfeita e uma visão excelente na mesma lente – sem o incómodo de ter de trocar de óculos. Além disso, estas lentes oferecem tudo aquilo que esperaria encontrar: uma melhor perceção dos contrastes, menos encandeamento e um revestimento anti-reflexo adicional. Escurecem em segundos e voltam a aclarar em apenas poucos minutos.  

Temos ao seu dispor uma grande variedade de lentes – certamente encontrará as mais adequadas para si. Qual o tipo de lentes indicado para o seu caso? Faça já o teste “Perfil da minha visão” e descubra-o rápida e facilmente. Não se esqueça: uma análise exaustiva das suas necessidades visuais é tudo o que precisa para encontrar as lentes perfeitas para si!


Partilhar este artigo