Lentes de plástico ou vidro?
Qual o melhor material para si? Faça uma pesquisa antes de comprar as suas lentes e desfrutará de uma melhor visão.
A seguinte questão fundamental é colocada sempre que se compra um par de óculos: Prefere lentes de plástico ou de vidro? Ao decidir, lembre-se que os seus óculos devem ser vigorosos, atraentes, resistentes, confortáveis e, por último, fáceis de usar. A seguinte regra aplica-se ao vidro e plástico: A escolha do material mais adequado incide sobre fatores individuais, como a acuidade visual e gosto pessoal.
Lentes de vidro
As lentes de óculos de vidro, ou seja, as lentes feitas de vidro natural de acordo com a respectiva classificação profissional, eram a norma. Ainda ocupam um lugar na óptica dos dias de hoje devido à sua resistência excecional contra os riscos. Os consumidores também gostam do facto destas serem menos dispendiosas que as de plástico. Em casos de ametropias mais altas, também podem proporcionar a correção necessária com lentes relativamente finas – um aspeto estético não muito subestimado.
O vidro natural também é recomendado para lentes bifocais ou trifocais, pois vários materiais podem ser fundidos sem formar uma extremidade cortante. Teoricamente, a maior espessura do material resulta numa pureza ocular superior: as lentes aparentam estar mais limpas e não têm as incómodas periferias coloridas (chamadas dispersão). Quando a luz atinge a lente, esta é dividida e dispersada para as suas peças componentes. Desta forma, é criado um espectro perturbante de cor visível, similar a um prisma. A intensidade deste efeito, conhecido por dispersão, depende da condição do material usado: material de qualidade elevada = dispersão mínima. O efeito da periferia é medido com base no chamado número de Abbe: Quanto mais alto for o número de Abbe do material da lente, menor será a dispersão.
A vantagem do vidro natural: Produz uma periferia colorida consideravelmente mais fraca, mesmo quando o índice de refração é idêntico ao das lentes de plástico.
Quanto maior for a amplitude do índice de refração do material da lente, mais fino será o vidro acabado. Para valores dióptricos elevados, é aconselhada a não utilização de materiais de lente com um índice de refração elevado, pois tal reduz a espessura das lentes e o peso dos óculos. Por exemplo: Uma lente com um índice de refração 1,6 é sempre mais fina do que uma lente com um índice refração 1,5 para um valor dióptrico igual. Neste aspeto, o vidro natural tem uma vantagem clara: A sua amplitude do índice de refração estende-se de 1,5 a 1,9, enquanto a amplitude do índice de refração do material orgânico (=plástico) é de apenas 1,5 a 1,74. O vidro natural tem, também, uma densidade maior que o plástico.
Neste aspecto, o vidro natural tem uma vantagem clara: A sua amplitude do índice de refração estende-se de 1,5 a 1,9, enquanto a amplitude do índice de refração do material orgânico (=plástico) é de apenas 1,5 a 1,74. O vidro natural tem, também, uma densidade maior que o plástico.
Lentes de plástico – Só para crianças e atletas?
As lentes de plástico – também conhecidas por material orgânico – são, atualmente, usadas para todos os tipos de óculos, sendo também melhores para óculos de desporto e crianças.
- São muito leves e, por isso, de uso confortável.
- Elas também são altamente resistentes. Nesse aspeto, são superiores ao vidro até 100 vezes, consoante o tipo de plástico usado.
- Em acréscimo, proporcionam uma melhor proteção contra faíscas (como, por exemplo, fogo de artifício, fogueiras, trabalhos de soldadura e polir) e não lascam – uma vantagem de segurança em várias situações do dia-a-dia.
Desvantagem: Comparativamente aos vidros naturais, as lentes de plástico têm pouca resistência a riscos. Como resultado, são mais sensíveis e necessitam de manutenção adicional. Como remédio, pode-se aplicar um revestimento especial, como, por exemplo, um que afaste a sujidade ou endureça o material, (tal como o ZEISS DuraVision Platinum).
Outra vantagem do plástico: Enquanto os vidros naturais apenas podem ser tingidos com poucas cores, e com um custo elevado, as lentes de plástico são facilmente tratáveis com quase todas as tintas. O plástico é a primeira opção para quem quer óculos com lentes coloridas, como acessório de moda.