Compreender a visão

Pode pensar – preciso de usar óculos?

Para alguns, acontece na juventude, enquanto outros reparam numa mudança já na casa dos 40. Quando a visão piora, os óculos personalizados por um perito podem ajudar a restaurar a sua visão.

16 outubro 2020

Repara subitamente – a visão piorou. Os sintomas do declínio da visão podem variar. Para algumas pessoas, torna-se difícil ler sinais de trânsito rapidamente e ao longe. Outras pessoas reparam que têm de manter o livro ou jornal mais afastado para conseguirem ler o texto. As crianças e os adultos podem reparar que começam a precisar de pestanejar para voltar a focar os objectos. Quando começa a sentir estes sintomas, pode pensar: Preciso de usar óculos? Porém, frequentemente, as pessoas adiam procurar a ajuda especializada de um optometrista.

Quando a acuidade visual começa a decair, tal deve-se, bastantes vezes, a problemas com o processo de acomodação do olho. A acomodação visual refere-se à capacidade de focagem do olho.   Um declínio da visão também se pode dever a outros factores, doenças de circulação ou outras, bem como a factores temporários. Porém, independentemente da causa, o primeiro passo é consultar o optometrista para um exame visual rápido – o qual, muitas vezes, será executado gratuitamente. Um exame visual demora apenas alguns minutos e dá-lhe algumas respostas rapidamente. Se sofrer de uma perda de acuidade visual que não foi corrigida com óculos, os seus olhos serão forçados a fazer acomodações constantes. Tal causa fadiga ocular e também pode representar um problema de segurança.

  • Pode pensar – preciso de usar óculos?

Miopia e o risco de acidentes

Porém, na maioria dos casos, o declínio da acuidade visual deve-se a mudanças no olho, como a myopia: um declínio na acuidade visual que surge quando a forma do globo ocular é demasiado comprida. A luz recebida já não atinge totalmente a retina, mas pára pouco antes à frente desta. A miopia pode surgir em qualquer idade. Os sintomas normais incluem:

  • os objectos distantes (nomes de ruas, matrículas) aparecem desfocados
  • esforçar os olhos quando olha para objectos ao longe

Mesmo uma miopia aparentemente menor deve ser corrigida com óculos, assim que possível. Qualquer perda de acuidade visual aumenta, substancialmente, o risco de acidentes de viação. Os estudos demonstram que a miopia tende a fazer com que os condutores se envolvam em manobras de ultrapassagem perigosas pois não conseguem ver os carros na direcção contrária até que seja tarde demais. Os estudos também demonstraram que as pessoas tendem a sobrestimar em demasia a sua verdadeira acuidade visual. Por este motivo, é especialmente importante fazer um exame visual com o seu optometrista, o qual lhe indicará se uma graduação ocular lhe pode restaurar a visão – e também melhorar a sua qualidade de vida.

Miopia em crianças

Quando as crianças sofrem de miopia, o problema necessita da intervenção de adultos. As crianças geralmente não se apercebem que deveriam conseguir ver melhor do que aquilo que vêem. E é pena: pois quanto mais novo for o paciente, mais fácil é corrigir a miopia. Os avisos mais importantes incluem:

  • estrabismo ou inclinação constante da cabeça
  • ausência de reacção ou reacção excessiva à luz
  • pestanejar excessivo ou o arregalar frequente dos olhos
  • esfregar dos olhos frequente
  • falha ao focar correctamente ou ao ver além de um object
  • tropeçar frequentemente
  • falta de vontade de ler
  • notas baixas na escola
  • relutância em brincar com outras crianças

De modo a diagnosticar e detectar, rapidamente, a miopia em crianças, os especialistas desenvolveram um exame «divertido» de acuidade visual. Isto permite testar se mesmo os recém-nascidos estão a reagir correctamente à luz. A criança vira a cabeça quando se acende uma luz perto dela? Se sim, é sinal de que tudo está bem. Aos sete meses, a criança deve ser capaz de o seguir com os olhos. O que é que acontece quando se esconde atrás de uma almofada, livro ou sofá e chama o seu filho? Se o seu filho reagir, é sinal de que este vê bem. Aos oito meses, uma criança deve ser capaz de tentar agarrar objectos ao perto. E por volta do primeiro aniversário, uma criança deve ser capaz de tentar agarrar uma bola que esteja a rolar na direcção da criança. Se estes marcos não forem cumpridos, deve fazer uma visita rápida ao pediatra.

Eventualmente, todos somos afectados: presbiopia

Começa, geralmente, por volta do seu 45 aniversário. Ao contrário dahiperopia  simples, que, a nível de sintomas, é semelhante à presbiopia, mas que é causada por um ângulo ocular mais pequeno do que o normal, em presbiopia relacionada com a idade, a lente ocular cresce de modo mais rígido. Os sintomas incluem: ler e escrever exigem, subitamente, um maior esforço e o olho demora mais tempo a passar da visão ao perto para a visão ao longe.

  • os jornais têm de ser segurados a uma maior distância para conseguir ler
  • um ardor constante no olho
  • dores de cabeça e dores do olho
  • aumento de fadiga

Também neste caso: Uma visita rápida ao optometrista garante que os seus sintomas não aumentam e que o seu conforto e acuidade visuais são restaurados. 

Para situações de presbiopia, óculos de leitura ou lentes progressivas ajudam. Os óculos de leitura apenas são eficazes para visão ao perto e devem ser removidos para ver objectos ao longe. Nas lentes progressivas, a transição entre a visão ao longe e a visão ao perto é directamente, e de modo invisível, incorporada na lente. O paciente já não precisa de mudar, constantemente, entre óculos de leitura e óculos normais. Uma visita ao optometrista diz-lhe se as lentes progressivas são a melhor solução. Por vezes, é preciso algum tempo para se habituar às lentes progressivas, mas quanto mais cedo forem usadas, mais fácil será a transição. Porém, para pacientes que não se importem de usar um par de óculos para ler e para outras tarefas ao perto, ou que não precisem de óculos regularmente para visão ao longe, um par de óculos de leitura pode ser suficiente.

Preste atenção à qualidade

Os óculos de leitura simples estão disponíveis em supermercados normais e em várias bombas de gasolina. Não são caros, o que faz com que sejam uma solução apelativa à primeira vista. Mas tenha cuidado: os óculos de leitura pré-fabricados têm algumas desvantagens concretas. Com óculos de leitura já feitos, não tem a vantagem de um exame ocular qualificado e de um encaixe personalizado. E lembre-se: o seu olho é tão individual como a sua impressão digital. É por isso que as lentes oculares têm de ser precisamente centradas à sua distância entre pupilas e a armação precisa de ser ajustada ao formato da sua cabeça. Isso é um trabalho para um optometrista qualificado.

Para além disso, o optometrista tem a vantagem da tecnologia moderna e de materiais de qualidade elevada. Como osistema i.Profiler e as lentes oculares i.Scription. O i.Profiler mede cada olho individualmente e verifica a acuidade visual quando as suas pupilas estão dilatadas para avaliar a sua visão nocturna.

Estes dados são, então, usados para criar as suas lentes i.Scription. O resultado é uma acuidade visual nocturna claramente melhorada, bem como o aumento de segurança rodoviária em condições de pouca iluminação. As cores parecem muito mais vivas e o contraste e a acuidade são melhorados. Terá a gratidão dos seus olhos.


Partilhar este artigo