Condução e mobilidade

As lentes para uma condução mais descontraída

Como as lentes da ZEISS podem reduzir o stress e aumentar a segurança na condução.

11 abril 2022
  • As lentes para uma condução mais descontraída

Muitas pessoas simplesmente adoram conduzir, mas, para a maior parte de nós, é uma necessidade que nos proporciona um elevado grau de independência. Contudo, estudos demonstraram que muitas pessoas sentem-se inseguras, tensas e stressadas ao conduzir, sobretudo em condições de baixa visibilidade, como sejam chuva, neblina ou nevoeiro, e no crepúsculo da manhã ou da noite. Na condução, uma boa visibilidade é uma necessidade absoluta para a segurança e a prevenção de acidentes. Quando a visibilidade é má, cansamo-nos mais depressa e reagimos mais lentamente. Mas de que precisam realmente os condutores para terem uma boa visão? Hoje em dia, quais os requisitos que os óculos para a condução devem cumprir? A ZEISS examinou esta questão muito detalhadamente.

Até que ponto uma boa visão é importante para conduzir? Quando podem ocorrer problemas de visão?

1. Problemas de visão podem ocorrer em condições meteorológicas difíceis, ao amanhecer, ao anoitecer e à noite.

Muitas vezes denominado de "cegueira nocturna", este é um problema que faz com que muitas pessoas simplesmente evitem conduzir em condições de pouca luminosidade ou à noite. O motivo disso é que a condução no escuro, no crepúsculo ou com pouca luz, por exemplo, com chuva, nevoeiro ou neve, impõe exigências muito diferentes aos nossos olhos. As nossas pupilas dilatam, e o resultado é uma visão menos focada do que se tem durante o dia, com as pupilas contraídas. Uma consequência típica é que os condutores têm maior dificuldade em avaliar as distâncias, o que os faz sentir-se inseguros e stressados.

Isso significa que precisamos de lentes para conduzir que nos ajudem a avaliar melhor as distâncias em condições de pouca luminosidade.

2. Problemas de visão causados pelo encandeamento

No trânsito, muitas pessoas consideram o ofuscamento causado pelos faróis de veículos que se aproximam, iluminação de rua ou reflexos extremamente irritantes. Isso ocorre particularmente ao dirigir de madrugada ou à noite, quando as pupilas dos nossos olhos estão dilatadas. Tanto as pesquisas de mercado como os estudos científicos mostram que a sensação de ofuscamento no trânsito está associada à moderna tecnologia dos faróis dos automóveis, designadamente às fontes de luz de descarga de alta intensidade LED e xénon. Por isso, a proteção adequada contra o ofuscamento é muito importante para dirigir com mais conforto e segurança. A ZEISS examinou como os motoristas reagem a vários tipos de ofuscamento e como os revestimentos de lentes poderiam combater seus problemas.

3. Problemas de visão devido a movimentos oculares rápidos e frequentes

3. Problemas de visão devido a movimentos oculares rápidos e frequentes

Medições realizadas pelo Instituto FKFS1 por conta da ZEISS revelaram que, em média, olhamos para pontos distantes durante 97 % do tempo total de condução. Um número bastante elevado! Contudo, os nossos olhos também têm de realizar outras tarefas, nomeadamente alternar rápida e constantemente entre a visão de longe e a visão para o painel de bordo ou para o retrovisor interior ou os retrovisores exteriores. Geralmente, isso não constitui um problema para os condutores jovens, mas, a partir dos 35-40 anos, os nossos olhos começam a ter mais dificuldade em se adaptar, ou “acomodar”, como dizem os especialistas, a diferentes distâncias com a mesma rapidez com que conseguiam fazê-lo na juventude. Para superar essa dificuldade, precisamos de lentes especiais, como, por exemplo, as lentes progressivas. Para conduzir, as zonas de visão intermédia e de longe das lentes progressivas têm de ser particularmente amplas para permitir rápidas mudanças de foco quando os nossos olhos se movem da estrada para o painel de bordo, sem mexer muito a cabeça. A ZEISS analisou detalhadamente o comportamento dos nossos olhos ao conduzir.1

Um único par de óculos para todas as ocasiões!

73 % dos utilizadores gostaria de ter um par de óculos que lhes proporcionasse uma visão ideal à noite, mas que também pudessem usar durante todo o dia!2

Um par de óculos para três desejos: Lentes ZEISS DriveSafe

A ZEISS contemplou todos os aspectos acima referidos nas novas lentes ZEISS DriveSafe para criar uma lente de uso diário para condutores frequentes que, até hoje, sentiam grande desconforto devido às dificuldades de visão. E, é claro, para todos aqueles que simplesmente procuram uma experiência de condução mais agradável.

As soluções ZEISS DriveSafe

  • Luz brilhante = visão fotópica, com a pupila pequena: grande profundidade de foco, percepção descontraída do espaço

    Luz brilhante = visão fotópica, com a pupila pequena: grande profundidade de foco, percepção descontraída do espaço

  • Ausência de luz (escuridão) = visão escotópica, com a pupila grande: pequena profundidade de foco

    Ausência de luz (escuridão) = visão escotópica, com a pupila grande: pequena profundidade de foco

  • Baixa luminosidade = visão mesópica, com tamanho de pupila variável: condições difíceis devido à variação da profundidade do foco

    Baixa luminosidade = visão mesópica, com tamanho de pupila variável: condições difíceis devido à variação da profundidade do foco

Solução 1: tecnologia Luminance Design da ZEISS

As lentes ZEISS DriveSafe têm um design de lente oftálmica optimizado, que tem em consideração o tamanho das nossas pupilas em condições de pouca luminosidade. Existe um design para lentes monofocais e outro para progressivas. O resultado: uma visão melhor e mais descontraída quando conduz em condições de pouca luminosidade.

Redução da irritação dos olhos induzida pela luz, como ofuscamento e reflexos

Redução da irritação dos olhos induzida pela luz, como ofuscamento e reflexos

Solução 2: tratamento DuraVision® DriveSafe da ZEISS

A ZEISS usou, nas lentes DriveSafe, um novo revestimento especial para levar em conta as diversas situações nas quais nossos olhos estão expostos a ofuscamento. O novo produto tem a mesma resistência e propriedades de limpeza dos revestimentos premium DuraVision®, mas emprega outro tipo de revestimento anti-reflexo. O revestimento DuraVision® DriveSafe da ZEISS reflecte parcialmente os comprimentos de onda na porção visível do espectro de luz azul de alta energia, incluindo a faixa em torno do comprimento de onda de 450 nm. Por isso, o revestimento DuraVision® DriveSafe da ZEISS reduz o ofuscamento desconfortável em até 64 %2 em comparação com os revestimentos anti-reflexo (AR) premium.

  • Com DuraVision DriveSafe, menos 64 % dos pilotos de teste referiram problemas de encandeamento com o novo tratamento comparativamente com outros tratamentos antirreflexo (AR) premium.2

Zona de distância intermédia até 43 % superior, facilitando a mudança de foco entre o painel de bordo e os retrovisores. E zona de visão de longe até 14 % superior, para uma visão mais ampla da estrada.

Zona de distância intermédia até 43 % superior2, facilitando a mudança de foco entre o painel de bordo e os retrovisores. E zona de visão de longe até 14 % superior2, para uma visão mais ampla da estrada.

Solução 3: design das lentes ZEISS DriveSafe para lentes progressivas

A ZEISS oferece um design especial para aumentar o conforto e a segurança de condução com lentes progressivas. A optimização das zonas de visão facilita a mudança de foco dos olhos entre a estrada, o painel de bordo e o retrovisor interior ou os retrovisores exteriores. Isso reduz os movimentos horizontais da cabeça. Ao mesmo tempo, a zona de visão de perto foi concebida de modo a permitir o uso dos óculos durante todo o dia – até para leitura.

Em resumo: as lentes ZEISS DriveSafe são a solução de visão ideal para usar durante todo o dia e não apenas para conduzir – são perfeitas para trabalhar, ver televisão ou desfrutar das suas actividades de lazer.


Partilhar este artigo

  • 1

    Fonte: o Instituto de Investigação em Engenharia Automóvel e Motores de Veículos de Estugarda (FKFS) é uma fundação independente ligada à Universidade de Estugarda. Fundado em 1930, o FKFS tornou-se um dos maiores e mais prestigiados institutos de investigação no domínio da engenharia automóvel, servindo os principais fabricantes de automóveis e fornecedores do sector.

  • 2

    Fonte: testes com utilizadores internos (funcionários da CZV na Alemanha), testes com utilizadores externos (profissionais de cuidados visuais e consumidores em Espanha)