Desporto e lazer

As lentes progressivas são adequadas para a caça?

Saiba como as suas lentes podem ajudá-lo a caçar.

16 outubro 2021
  • As lentes progressivas são adequadas para a caça?

«Lentes progressivas e caça? Uma contradição de termos!» Reunimos algumas dicas para lhe mostrar que esta não é uma contradição, e como pode aprender a desfrutar das suas lentes de caça.

Desfrutar de uma boa visão na caça é tão importante como na vida quotidiana. Numa caçada deseja apreciar a natureza e encontrar a sua presa tendo como prioridade a sua segurança. Infelizmente, mais tarde ou mais cedo, todos nós passamos pelo inevitável: os nossos olhos não se conseguem adaptar tão facilmente como antes, ao alternar o foco de perto para longe. Acontece o mesmo com os caçadores. Estes também necessitam de apoio para a visão de perto e de longe. Mas quais são as lentes mais adequadas para caçar? Nem todas as pessoas se sentem confortáveis ao disparar com um par de lentes progressivas tradicionais. Algumas preferem lentes de contacto ou lentes monofocais, enquanto outras simplesmente põem os óculos de parte. Muitos caçadores ajustam as suas prescrições na mira telescópica usando o ajuste dióptrico de -3,5 a +3 dioptrias.

Quais as dificuldades em usar lentes progressivas para disparar?

Em geral, é necessário estabelecer a diferença entre o caçador, com uma arma e uma mira telescópica, e o atirador desportivo, que precisa usar as visões frontal e traseira. Por norma, as lentes progressivas não são recomendadas para os atiradores desportivos. Neste caso, a melhor opção são as lentes monofocais customizadas para as distâncias de visão de cada um e o olho da mira ao atirar. É por isso que muitos atiradores profissionais levam o seu óptico ao campo de tiro para efectuar a medição. Um par de lentes de tiro com um diafragma de íris é outra das opções. O atirador olha através de um pequeno buraco para garantir a definição clara das visões frontal e traseira, e também para melhorar a profundidade de campo ao olhar para o alvo. O olho não dominante é parcialmente coberto.

As suas necessidades visuais são diferentes, quando dispara com uma espingarda com mira óptica. Precisa de ter uma visão perfeita através da mira telescópica uma vez que, ao contrário dos atiradores desportivos, os caçadores devem ser capazes de ver ao perto para se moverem com segurança pela vegetação rasteira, ler enquanto esperam, etc. Neste caso, as lentes monofocais não são a melhor opção. Resultado: distracção e ruído a trocar de óculos ou caçar com a visão comprometida.

É por isso que muitos caçadores preferem usar lentes progressivas. Para garantir que as suas lentes progressivas funcionem correctamente, o seu óptico deve seleccionar um design de lentes progressivas que assegure que a faixa de distância seja personalizada para tiro com mira telescópica. Não é apenas a acomodação perfeita de cada olho que é importante. A sua visão binocular é igualmente importante. Se a interacção entre os olhos e as novas lentes progressivas não for perfeita, não terá a visão ideal. Por exemplo, a hipercorrecção do olho não dominante é uma possível consequência adversa.

A nossa dica: ao comprar os seus óculos, certifique-se de que as lentes sejam optimizadas para ambos os olhos e as zonas de visão seleccionadas ofereçam uma solução de visão perfeita tanto para a vida quotidiana como para caçar. Uma zona de visão de longe ampla e estável é absolutamente necessária.

Quais são as armações ideias para caçar?

As armações pequenas são bonitas e modernas; no entanto, é mais benéfico optar por armações maiores para as suas lentes de caça. Isto facilita olhar pela mira telescópica, especialmente quando precisa de agir com rapidez. A armação não deve prejudicar a sua visão, em particular no rebordo superior das lentes. Também é preciso garantir que a armação seja compatível com o seu boné ou chapéu de caça e que se encaixe perfeitamente no seu rosto! Além de incomodativos, os óculos muito pesados ou escorregadios podem ser perigosos. Os óculos para desporto com fitas também podem ser uma grande ajuda.

O material da armação deve ser o mais resistente e durável possível. O mesmo é válido para as lentes – escolha lentes orgânicas resistentes para que o recuo da espingarda ou os galhos da vegetação rasteira não danifiquem as lentes.

Que tratamentos escolher?

Um tratamento anti-reflexo premium é importante para evitar os reflexos incomodativos nas suas lentes. Se caçar à noite, as lentes incolores são vantajosas porque tornam o ambiente bastante nítido.

As lentes orgânicas devem ser o mais resistentes possível. Isto faz com que os seus óculos tenham mais durabilidade e sejam mais resistentes.

Em grupos de caça e tiro tem havido inúmeros debates sobre lentes coloridas. Geralmente, as cores preferidas são:

  • Amarelo (iluminação fraca ou difusa, quando está nublado)
  • Vermelho (para uma melhor visão 3D)
  • Laranja (no crepúsculo para caçar com vegetação rasteira)
  • Bronze ou dourado (para um melhor contraste)
  • Roxo (para atenuar os fundos verdes)

De um modo geral, os efeitos das cores variam de pessoa para pessoa. Não existem regras, o importante é que se sinta confortável com a sua escolha.

A nossa dica: experimente as diferentes cores! Depois opte pela tonalidade mais clara possível. Deve sentir-se confortável sem ter de esforçar a visão.

A interacção entre os óculos, a mira telescópica e os binóculos

As três ópticas de precisão entram em jogo quando caça: os seus óculos, a mira telescópica e os binóculos. Os três devem ser compatíveis entre si. Ao usar uma mira telescópica e uns binóculos deve sentir-se confortável com os seus óculos. As lentes não devem tocar na mira telescópica ou nos binóculos, e a distância pupilar (DP) deve ser suficientemente afastada. Isto garante não apenas uma visão nítida, mas também evita que a mira telescópica atinja as lentes devido ao recuo da arma.

A nossa dica: algumas ópticas ZEISS podem aconselhá-lo sobre miras telescópicas, binóculos e monóculos de observação.

Por fim, a nossa dica mais importante:

Procure uma óptica da sua confiança e fale sobre as suas necessidades visuais para caçar, os seus problemas de visão e as típicas distâncias de visão. Quanto mais informações der ao seu óptico, mais perfeitos serão os seus óculos. É importante que o seu óptico já tenha experiência com lentes de caça.


Partilhar este artigo