Desporto e lazer

Tempo de Inverno – Tempo para ler

O par de óculos de leitura perfeito vai fazer do seu romance policial favorito ainda mais intrigante

6 agosto 2021
  • Tempo de Inverno – Tempo para ler

O Inverno continua em nosso redor: o clima frio e molhado vai fazer com que tenha um frio de rachar; há neve e chuva; a noite chega cedo. Dificilmente, alguém tem vontade de sair. Afinal, está-se tão mais confortável no aconchego e calor de sua casa. É uma excelente altura para ler, jogar jogos de tabuleiro com toda a família, ter uma conversa agradável enquanto bebe um chá quente e partilha uma travessa de bolachas com amigos chegados. Todavia, as pessoas com mais de 40 anos podem ter reparado bastante bem que necessitam de um auxílio de leitura para tornar estas situações mais agradáveis. Apenas as lentes de precisão podem garantir que a leitura continuará a ser uma diversão para si.

Lá fora ainda está frio, escuro e é bastante desagradável. No entanto, se pegar num cobertor, numa bebida quente e num livro interessante, vai ultrapassar a época fria muito mais facilmente. Obviamente, uma boa visão é o pré-requisito mais importante para uma diversão intacta com a leitura. No entanto, muitas das pessoas com idades iguais ou superiores a 40 anos pensarão que a lente no interior do olho já perdeu tanta elasticidade que tem dificuldades ao dobrar ou no processo de acomodação (ligação Glossário), que é o nome que os especialistas atribuem a esta função. Isto significa que ver coisas a distâncias inferiores a um metro torna-se cada vez mais exigente para o olho. As letras parecem estar desfocadas quando lê e o olho tem de trabalhar bastante para as reconhecer.

Em tais casos, um par de óculos de leitura é uma ferramenta bastante útil. Se apenas quer o melhor para os seus olhos, escolha lentes de precisão da ZEISS. Um par de óculos de leitura personalizados não está apenas alinhado na perfeição com a graduação e anatomia do utilizador, está, também, optimizado para as zonas de visão ao perto desejadas. Hoje em dia, está disponível uma variedade de soluções de lentes oculares que podem cobrir diferentes distâncias e zonas de visão. Entre as opções, encontrará tudo desde óculos de estudo tradicionais, óculos de leitura simples (feitos especificamente para ler), óculos de estudo contemporâneos (para ler, trabalho descontraído no portátil ou jogar a um jogo na mesa da sala de estar) a óculos de estudo da série Plus (para visão nítida no interior em raios de até, aproximadamente, 4 m). Escolha os seus óculos de estudo com base naquilo que espera que façam. O seu optometrista terá todo o gosto em ajudá-lo.

Hoje em dia, devido à tecnologia de ponta da ZEISS, também pode manter o peso dos seus óculos no mínimo possível. Mesmo os leitores que sofram de problemas visuais graves podem, agora, desfrutar das vantagens de lentes leves, finas e lisas que são muito confortáveis de usar.

Atenção: É, agora, possível comprar óculos de leitura prontos a usar em vários locais, como drogarias, bombas de gasolina e supermercados. Enquanto estes têm um preço inferior aos óculos de leitura de qualidade personalizada, trazem a desvantagem inerente da graduação da lente não ter sido personalizada para as variações dos olhos em dioptrias entre os dois olhos e não tendo também o astigmatismo em consideração. Possíveis consequências: após ler apenas algumas páginas de um livro, o utilizador pode ter dores de cabeça ou ficar enjoado. O utilizador pode, inclusive, sofrer um ataque de enxaquecas ou voltar a ver apenas letras desfocadas na página. Nada disto deve acontecer com óculos de leitura personalizados. Os utilizadores desfrutam de um conforto de leitura ideal e os seus olhos proporcionam uma visão perfeita e mais descontraída durante horas. Estes óculos podem, até, compensar a possibilidade da existência de astigmatismo.

Outro tópico importante a ter em conta: Os consumidores que compram óculos de leitura no supermercado e não sabem a sua graduação exacta terão de seleccionar óculos de leitura adequados com base num simples texto que têm para ler. A investigação demonstrou que a maioria dos utilizadores, como resultado, escolhe óculos de leitura demasiado fortes. Enquanto, inicialmente, isto pode parecer uma boa opção por aparentar que a visão do utilizador melhorou, é uma abordagem que comporta desvantagens inerentes: uma lente demasiado forte limitará, consideravelmente, os raios de distância para os quais o utilizador usa os óculos, especialmente na distância de «estudo» intermédia (normal para trabalho de escritório ou para visão para computador, por exemplo). Se, por outro lado, optar por lentes de precisão personalizadas da ZEISS, estas serão idealmente ajustadas para os raios de visão desejados.

Se não sabe a potência da sua visão ou se não efectua um exame há algum tempo, pondere marcar uma consulta com o seu optometrista. Vai valer a pena efectuar o exame, pois este assegura-lhe que os seus óculos de estudo ou de leitura serão idealmente ajustados às necessidades dos seus olhos. Como resultado, continuará a desfrutar de se aninhar com um bom livro durante horas – e não apenas durante o Inverno.


Partilhar este artigo