Estilo de vida e moda

Lentes de óculos fotocromáticas: visão confortável e descontraída para todos

MELHOR VISÃO pediu a Volker Gahr, Gestor de Produto Sénior responsável pelas lentes PhotoFusion da Zeiss, que descrevesse as principais características das lentes fotocromáticas modernas

16 outubro 2018

Como qualquer utilizador de óculos sabe, o cenário ideal é nem repararmos que estamos a usar óculos porque se adaptam a toda e qualquer situação. Pelo que a necessidade de trocar repetidamente os óculos normais pelos óculos de sol pode ser muito irritante. Por uns breves momentos desconfortáveis, a sua visão não é perfeita quando troca uns óculos por outros e guarda os que já não precisa — um processo cansativo que ocasiona perda de tempo valioso. As lentes fotocromáticas podem oferecer uma boa solução para este problema. Mas, como escolher um bom par de óculos com lentes fotocromáticas? Para saber mais sobre este tema, MELHOR VISÃO conversou com Volker Gahr, Gestor de Produto Sénior da ZEISS, responsável pelas lentes ZEISS PhotoFusion.

MELHOR VISÃO: As lentes fotocromáticas existem há muito tempo. A forma como mudam de claro para escuro quase parece magia, mas muitos utilizadores ainda as consideram antiquadas e pouco atraentes. O que tem para oferecer a última geração de lentes fotocromáticas? Como evoluíram em relação aos modelos mais antigos?

Volker Gahr: Antes de ser iniciado o desenvolvimento das lentes fotocromáticas da ZEISS, conhecidas como PhotoFusion, pedimos a utilizadores de óculos que descrevessem exatamente qual seria a aparência, as qualidades e as características das lentes fotocromáticas ideais.

A principal prioridade mencionada pelos utilizadores era a capacidade das lentes de reagirem rapidamente à luz do sol e voltarem a clarear em ambientes interiores. As lentes devem escurecer exatamente no momento em que saio para o exterior e clarear o mais rápido possível quando regresso ao interior. É difícil descrever a sensação desagradável de, por exemplo, entrar numa loja e, de repente, mergulhar na escuridão!

Quando à sua outra observação — a ideia das lentes fotocromáticas serem consideradas ultrapassadas ou antiquadas —isso é em grande parte atribuível aos problemas sentidos nas gerações anteriores desse tipo de lentes. Quando era suposto que clareassem, pareciam levar uma eternidade numa espécie de estado intermédio. Isso fazia com que as variações acastanhadas dessas lentes mais antigas parecessem adquirir uma aparência algo amarelada no seu estado claro, o que era considerado pouco atraente do ponto de vista estético.

É por isso que os utilizadores de óculos consideram hoje tão importante ter lentes fotocromáticas que fiquem completamente claras em espaços interiores, com a aparência de um par de óculos convencional. Esse foi o segundo ponto mais importante nos comentários dos utilizadores, para além da capacidade das lentes de reagirem rapidamente a alterações nas condições de luz.

Também se espera que as lentes fotocromáticas modernas proporcionem os mesmos níveis de proteção contra a radiação UV e à sensibilidade à luz que os óculos de sol normais.

Estas foram as principais características apontadas pelos clientes e que serviram de base para o desenvolvimento das lentes PhotoFusion. E representam também os principais critérios que os utilizadores de óculos devem aplicar ao procurarem e compararem quando adquirem lentes fotocromáticas

MELHOR VISÃO: Como conseguiram que as lentes reagissem mais rapidamente às condições de mudança de luz?

Volker Gahr: O segredo reside em moléculas fotoativas especiais incorporadas nas lentes, que reagem à luz UV de alta energia. Quando a luz solar atinge as lentes, faz aumentar a área de superfície dessas moléculas, escurecendo as lentes. Quanto mais forte for a luz solar ou a luz UV, mais escuras se tornam as lentes. Na ausência da luz UV, as moléculas reduzem de tamanho e voltam à dimensão original.

As moléculas fotoativas são simplesmente compostos químicos especiais que otimizámos para as lentes PhotoFusion, com o objetivo de garantir que atuam o mais rápido possível.

MELHOR VISÃO: Relativamente à luz UV, as lentes fotocromáticas da Zeiss oferecem realmente o mesmo nível de proteção UV que as lentes de óculos de sol da ZEISS? Poderia usá-las sob uma luz solar extremamente brilhante como, por exemplo, nas montanhas?

Volker Gahr: Exatamente como as nossas lentes de óculos de sol, as lentes PhotoFusion oferecem 100 % de proteção UV1, o que significa que pode contar com a melhor proteção possível. O efeito do filtro UV das lentes PhotoFusion está totalmente ativo mesmo quando as lentes estão claras. A luz solar é particularmente forte nas montanhas porque a radiação UV vai ficando mais intensa com o aumento da altitude. Por isso, ao optar pelas lentes PhotoFusion, pode ter a certeza que não se está a expor a riscos desnecessários. Mas a proteção UV não é o único fator importante para uma visão confortável: é também necessária proteção contra a sensibilidade à luz para suportar uma luz solar forte. É por isso que as pessoas que se dedicam a atividades mais extremas em altitudes elevadas poderão beneficiar de lentes concebidas para aplicações especiais. Tal poderá incluir proteção lateral, uma coloração mais escura e revestimento espelhado se estivermos a falar de atividades como escalar glaciares ou fazer longas caminhadas na neve. A neve reflete a luz como um espelho, o que aumenta ainda mais a intensidade.

Volker Gahr: Gestor sénior de produtos da Carl Zeiss Vision

Exatamente como as nossas lentes de óculos de sol, as lentes PhotoFusion oferecem 100 % de proteção UV1, o que significa que pode contar com a melhor proteção possível. O efeito do filtro UV das lentes PhotoFusion está totalmente ativo mesmo quando as lentes estão claras.

Volker Gahr Gestor sénior de produtos da Carl Zeiss Vision

MELHOR VISÃO: Na sua opinião, quem pode beneficiar de lentes fotocromáticas?

Volker Gahr:  As lentes fotocromáticas proporcionam uma visão confortável e descontraída. Quer a pessoa se encontre num ambiente interior ou exterior, asseguram uma visão correta. Pelo que diria que as lentes fotocromáticas são uma ótima solução para as pessoas que entram e saem frequentemente de edifícios e que se sentem incomodadas por terem de trocar de óculos. E, obviamente, são uma opção particularmente interessante para pessoas sensíveis à luz, porque piscar os olhos constantemente pode causar muito cansaço e até dor de cabeça, em casos mais extremos.

MELHOR VISÃO: E rugas...

Volker Gahr:  Talvez. Mas, na ZEISS, o nosso principal foco é, naturalmente, proporcionar uma visão ótima e confortável. Se isso também resultar em menos rugas, será então uma óbvia vantagem adicional!

MELHOR VISÃO: Por quanto tempo podem as moléculas utilizadas nas lentes PhotoFusion cumprir a sua função?

Volker Gahr: Elas nunca se cansam! A sua capacidade não diminui em nenhum grau percetível durante a vida útil das lentes. Dito isto, uma lente fotocromática é um “dispositivo ótico” da mesma categoria dos binóculos, microscópios e lentes de câmaras e requerem alguns cuidados e proteção. Não há dúvida que um bom acabamento de superfície composto por um revestimento duro com excelentes propriedades antirreflexo  irá aumentar a vida útil das lentes e proporcionar um conforto adicional.

Dito isto, uma lente fotocromática é um “dispositivo ótico” da mesma categoria dos binóculos, microscópios e lentes de câmaras e requerem alguns  cuidados  e proteção.

Volker Gahr Gestor sénior de produtos da Carl Zeiss Vision

MELHOR VISÃO: Discute-se muito a questão do uso de lentes fotocromáticas durante a condução de veículos. As lentes PhotoFusion são adequadas para os condutores?

Volker Gahr:  Pode-se seguramente conduzir usando as lentes PhotoFusion porque foram concebidas para ser uma solução para todas as ocasiões, podendo satisfazer todas as necessidades visuais no dia-a-dia. Mas, como referi antes, as lentes PhotoFusion reagem à luz UV, o que significa que não escurecem tanto no carro como ao ar livre, porque o vidro dianteiro do veículo absorve parte da luz UV. Isso significa que a pessoa fica com menor proteção contra a sensibilidade à luz pelo que, em viagens prolongadas em dias de sol, será mais confortável usar óculos de sol. O seu oftalmologista pode informá-lo se é aconselhável ter outro par de óculos para esse tipo de situações.

MELHOR VISÃO: É possível combinar as lentes PhotoFusion com todas as prescrições e os revestimentos para lentes da ZEISS?

Volker Gahr:  É muito importante para nós que os nossos clientes tenham a maior flexibilidade possível na combinação de produtos da ZEISS. Pelo que, em princípio, é possível combinar as lentes PhotoFusion com tudo: todos os nossos tipos de lente, todos os nossos diferentes tipos de revestimento, todas as potências de lentes e todos os tipos de armações. Isso significa que absolutamente todas as pessoas podem usar e beneficiar do conforto adicional que as lentes PhotoFusion proporcionam.

MELHOR VISÃO: As lentes PhotoFusion marcam o fim do processo de desenvolvimento ou é possível melhorar ainda mais as lentes fotocromáticas?

Volker Gahr:  A ZEISS tem já mais de 100 anos de inovação no desenvolvimento de lentes de óculos. Com as lentes PhotoFusion®  , alcançámos um elevado nível de especialização na área das lentes fotocromáticas e isso é algo que desejamos superar no futuro. É um pouco como um desporto, no sentido de que temos que ter sempre como meta superar constantemente o nosso desempenho. Neste momento, a liderança é nossa e é aí que queremos permanecer!


Partilhar este artigo


  • 1

    A radiação UV é composta por três bandas, embora apenas os raios UVA e UVB atinjam a superfície da Terra. A radiação UVC, de comprimentos de ondas curtos e energia elevada (100—280 nm), é quase inteiramente absorvida na atmosfera da Terra. O termo “radiação UV solar” é usado unicamente para referir os componentes UVA e UVB que nos atingem na superfície da Terra. A radiação UVA e UVB é absorvida pelos olhos em diferentes graus, a menos que seja bloqueada por lentes de óculos.