Estilo de vida e moda

Mais do que estilo: protecção solar para olhos de crianças

Os óculos de sol podem ter bastante estilo – mesmo em crianças. Porém, proteger a sensibilidade dos olhos do seu filho é mais importante do que ter estilo.

16 outubro 2019
  • Mais do que estilo: protecção solar para olhos de crianças

Quer esteja de férias na praia ou a relaxar no seu jardim em casa – quando o sol está a brilhar, as crianças adoram brincar lá fora. A maioria dos pais lembra-se de pôr protector solar e chapéus de sol nos filhos, mas muitos não se lembram de que os óculos de sol são igualmente importantes.Os olhos das crianças são especialmente sensíveis. Daí os óculos de sol personalizados de um oculista serem essenciais para as crianças quando estão no exterior.

Não se conseguem segurar as crianças quando o sol brilha. Querem estar na rua, a brincar e a divertirem-se. Os pais responsáveis colocam protector solar e protegem a cabeça dos filhos para afastar o sol. Porém, os óculos de sol também devem ser usados quando são necessários chapéus e protector solar. Os olhos das crianças estão especialmente em risco relativamente aos raios solares. São mais claros e permitem a passagem de mais luz do que os olhos dos adultos. Isso significa que os raios UV podem causar muitos mais danos, pois as crianças não têm defesa contra os raios solares de onda curta. O risco de danos permanentes aumenta gravemente em caso de exposição a raios solares por períodos prolongados. Décadas de radiação UV podem causar problemas de saúde posteriores, como cataratas. Consequentemente, os óculos de sol são mais do que um mero acessório de estilo para as crianças.

Como em óculos normais, e em lentes oculares em particular, qualidade dos óculos de sol é especialmente importante. Os óculos engraçados, mas baratos, geralmente não proporcionam a protecção necessária. Se as lentes oculares tiverem bolhas de ar ou se estiverem riscadas, o seu lugar é na caixa de brinquedos ou, ainda melhor, no lixo. O mesmo se aplica aos óculos de sol com lentes amarelas, azuis ou vermelhas, visto que distorcem a percepção que a criança tem da cor. O seu oculista local pode ajudá-lo a escolher o produto certo para o seu filho.

O que precisa de saber quando compra óculos de sol para crianças?

As armações dos óculos não devem ter extremidades afiadas nem ser facilmente quebráveis – de outro modo, os seus filhos podem magoar-se enquanto brincam. As lentes oculares de qualidade elevada são ainda mais importantes. No caso de adultos e crianças, a utilização de óculos de sol causa a dilatação das pupilas. Se as lentes dos óculos de sol não proporcionarem uma protecção UV, os perigosos raios UV podem passar, sem obstáculos, causando, em certas circunstâncias, danos permanentes. Certifique-se de que as lentes têm a marca CE e a etiqueta UV-400. Apenas essas lentes oculares cumprem os requisitos europeus. Por motivos de segurança, nos óculos de sol para crianças só devem ser usadas lentes de plástico resistentes.

Obviamente, nem mesmo os melhores óculos de sol fazem bem à criança se esta não os usar. O maior problema é que as crianças ainda não conseguem discernir sozinhas se os óculos assentam bem ou não, ou se estão demasiado apertados ou se são desconfortáveis. Deve confiar na experiência do oculista para o ajudar a escolher. É certo que os peritos encontrarão os óculos de sol perfeitos para o formato da cabeça do seu filho.

Sugestão: Para se certificar de que realmente usam os óculos de sol, deixe que os seus filhos o ajudem a escolher os óculos.

A propósito: os óculos de sol não são adequados para bebés muito pequenos. As respectivas pontes do nariz e as orelhas ainda não desenvolveram o suficiente para usar óculos. A melhor protecção para bebés é um chapéu de aba ampla ou mantê-los à sombra. As crianças devem ter óculos de sol adequados, o mais tardar, quando começam a frequentar a pré-escola.


Partilhar este artigo