A história dos óculos de sol que são acessórios de moda
Cada década tem o seu estilo característico.
Hoje em dia existem inúmeros tipos de óculos de sol. Desde os óculos de sol espelhados aos óculos de sol escuros - não só existem cores de lentes diferentes, mas vários formatos de óculos de sol. Alguns deles transformaram-se em verdadeiros ícones. Os clássicos óculos de sol cat e aviator estão entre os mais conhecidos estilos disponíveis. Como ocorre com qualquer outra área da moda, os estilos e a aparência dos óculos sempre mudaram. Especialmente os óculos de sol usados em filmes tiveram impacto no estilo e muitas vezes refletiram o espírito de época. Reunimos, numa visão geral, vários ícones da moda e a sua influência nos óculos de sol.
Década de 50: o estilo real de Grace Kelly
Quando, em 1956, a atriz americana Grace Kelly casou com o Príncipe Rainier de Mónaco. Antes e depois do casamento, a Princesa Grace foi vista muitas vezes a usar óculos de sol pretos. O seu estilo pessoal de óculos quadrados influenciou a moda e ainda hoje é considerado a definição dos óculos de sol vintage chic.
Década de 60: os óculos de sol de Breakfast at Tiffany's
Quando colocou os famosos óculos de sol do icónico filme Breakfast at Tiffany's, Audrey Hepburn criou uma tendência duradoura. O famoso formato é tão associado à atriz que por vezes são chamados de "óculos de Audrey Hepburn". Essa pode ter sido a primeira vez que óculos de sol de filmes tiveram grande impacto na moda, mas com certeza não foi a última. A maior parte dos óculos de sol populares a partir dos anos 60 Popular seguiu o exemplo clássico de Hepburn.
Década de 70: oito ou oitenta
Dois formatos icónicos vêm à mente ao falar dos óculos de sol da década de 70. De um lado, havia as armações grandes, de outro, os óculos de sol redondos pequenos, como os que John Lennon costumava usar. As armações chamadas de "óculos de sol de John Lennon" são associadas, principalmente, à cultura hippie dos anos 60 e 70. Esses óculos tinham várias cores, como azul, vermelho ou rosa.
Década de 80: entre Top Gun e os excêntricos óculos de sol da década de 80
Não há dúvida de que Top Gun (1986) é o filme ao qual se atribui a moda dos óculos aviator entre os homens. O par usado pelo actor principal, Tom Cruise, tinha lentes verdes e armação dourada. Apesar da popularidade do filme, muitas pessoas associam os óculos aviator a óculos de polícia. Os chamados "óculos de polícia" foram muito usados por Erik Estrada no papel do patrulheiro Francis "Ponch" Poncherello na série de televisão CHiPS. Como Estrada representava um polícia, a associação entre o famoso formato e o nome desse tipo de óculos de sol tornou-se ainda mais forte.
Uma pessoa que será sempre lembrada pelas escolhas excêntricas de óculos é Sir Elton John. Elas nem sempre são recomendáveis para o uso diário. No entanto, estão entre os óculos mais criativos e exclusivos da história. Elton John era frequentemente visto com óculos escuros, óculos de sol grandes ou outros tipos de óculos escuros.
Década de 90: supermodelo chic
A década de 1990 foi, sem dúvida, a década das supermodelos. Modelos famosas, como Kate Moss ou Claudia Schiffer, optaram por armações finas e tons escuros. Designs pequenos e elegantes dominaram a indústria da moda e o estilo grunge chic representou um contraponto instigante à moda colorida e vivaz do período. No fim da década de 90, muitos filmes exibiram óculos de sol populares. O exemplo mais conhecido provavelmente são os filmes de Matrix, com Keanu Reeves.
Década de 2000: óculos de sol heróicos
No início do século, a Marvel transformou a série banda desenhada X-Men numa série de filmes. No papel de Cyclops, James Marsden usou óculos de sol vermelhos, porque o personagem precisava deles para manter seu poder sob controlo. A armação era demasiado pequena e curva em relação à moda atual.
Outra grande tendência dos anos 2000 foram os óculos de sol sem aro usado por celebridades como Paris Hilton. Cores frequentemente usadas incluem azul, vermelho e vários tons de rosa. Às vezes, as lentes eram excêntricas ou decoradas de outra forma.
Desde os seus estágios iniciais, na década de 1850, a ZEISS tem tido um forte foco em ótica. Na década de 1920, a ZEISS começou a fabricar lentes coloridas para possibilitar o prazer das belezas naturais sem arriscar os olhos com exposição excessiva à luz solar. Durante o século, diferentes tons foram acrescentados ao portfólio. Nos anos 2000, a ZEISS Sunlens expandiu a sua linha de produtos e acrescentou óculos de sol não graduados.
Década de 2010: Lentes originais – a ZEISS Sunlens traz os clássicos de volta
Para demonstrar a nossa paixão pelos óculos de sol e por todas as cores bonitas e as lentes que vimos durante o século passado, a ZEISS Sunlens lançou a colecção Originals Lenses, que os designers usam como uma base de alta qualidade para as suas criações. A nossa coleção de lentes vintage exibe lentes coloridas com belos tons e verdadeiros clássicos para enfatizar a tradição dos óculos de sol.
Apesar de não oferecer óculos de sol aos consumidores finais, a ZEISS oferece lentes coloridas para designers, que usam os produtos ZEISS Sunlens para criar os melhores óculos de sol para proteger os olhos. Um dos nossos parceiros é a marca europeia Massada eyewear, que combina designs cheios de arte com proteção ocular.