Miopia

A progressão da miopia em crianças que frequentam a escola primária

26 agosto 2024

Começar a escola primária é uma aventura nova e empolgante para todas as crianças. É também um período importante no seu desenvolvimento global e uma boa visão desempenha um papel essencial nesse desenvolvimento. Dependendo do país, a maioria das crianças tem de ser submetida a algum tipo de exame de admissão na escola. Normalmente, este "teste" inclui uma avaliação da capacidade visual da criança. Se forem detetadas anomalias durante este exame, recomenda-se a consulta de um oftalmologista. O especialista irá realizar um exame detalhado dos olhos e da capacidade visual da criança e pode, por exemplo, diagnosticar miopia e decidir, juntamente com os pais, se a criança precisa de auxiliares de visão, como, por exemplo, de óculos.

  • Menina com óculos a escrever com uma caneta

No que diz respeito à miopia, a deteção precoce é essencial, pelo que é muito benéfico para a criança obter um diagnóstico o mais cedo possível. Por conseguinte, deve sempre consultar um especialista da visão caso a criança tenha dificuldades de visão, mesmo em idade pré-escolar. Quanto mais cedo forem tomadas medidas para tratar a miopia, melhor.

A miopia progressiva é uma forma especial de miopia que se agrava ao longo do tempo. Acima de tudo, é importante abrandar ou interromper a progressão da miopia através de medidas adequadas para prevenir a alta miopia. Isto é importante porque não só ajuda a melhorar a qualidade de vida da criança, mas também reduz o risco de outros problemas de saúde ocular.

O que é a Miopia

Rapaz com óculos a utilizar uma lupa
Rapaz com óculos a utilizar uma lupa

Basicamente, a miopia é uma forma de deficiência visual na qual a focagem dos raios de luz que entram no olho ocorre num ponto anterior à retina. Ao ver ao longe, a retina sem correção e com acomodação relaxada produz uma imagem desfocada. Geralmente, este defeito refrativo dos olhos é provocado pelo alongamento excessivo do globo ocular. Normalmente, a miopia é detetada pela primeira vez em crianças em idade escolar e nem sempre evolui para alta miopia.

  • A alta miopia começa a partir das -5 dioptrias, dependendo da definição.
  • A miopia progressiva (uma forma especial de miopia) caracteriza-se pelo facto de piorar ao longo dos anos. O comprimento do olho pode continuar a crescer durante anos. Isto pode levar, por exemplo, a valores de -12 dioptrias. Para além dos problemas de saúde que pode causar, também tem um efeito muito negativo na vida quotidiana. O ponto mais afastado que uma pessoa nesta situação ainda consegue ver com focagem total situa-se a apenas oito centímetros do olho. Consequentemente, deixa de ser possível levar uma vida quotidiana normal sem auxiliares de visão.
  • A miopia patológica caracteriza-se por manifestações patológicas como complicações no fundo de olho (por exemplo, deslocamento da retina – ver abaixo). Apesar de não ser inevitável, a miopia patológica tem maior probabilidade de ocorrer em olhos com alta miopia.11

É possível tomar algumas medidas para limitar a progressão da miopia. Quando os especialistas da visão implementam tratamentos de gestão da miopia, têm por objetivo proteger as crianças de níveis elevados de miopia e potenciais consequências a longo prazo para a saúde dos seus olhos. Um estilo de vida saudável também pode ajudar. Os estudos demonstram que passar, pelo menos, duas horas ao ar livre e reduzir o trabalho de perto têm um impacto positivo no desenvolvimento do olho das crianças.1

O desenvolvimento dos olhos na infância

Normalmente, os recém-nascidos não veem ao longe.2 À medida que crescem, os olhos alongam-se e a capacidade refrativa do cristalino desenvolve-se até alcançar um estado de visão normal (emetropia), por volta dos 10 anos (em circunstâncias normais).3,4 Este processo natural é denominado por emetropização.

Para além disso, a acuidade visual desenvolve-se ao longo do tempo. Os recém-nascidos ainda não têm uma visão nítida, mas a acuidade visual melhora rapidamente e continua a aumentar até entre os 6 e os 10 anos.5 Isto significa que, se a visão se desenvolver normalmente, ao começar a escola a criança tem uma acuidade visual semelhante à de um adulto com visão normal. Quando as crianças alcançam a emetropia (têm uma visão normal), conseguem distinguir objetos com clareza e nitidez ao perto e ao longe. Este desenvolvimento é crucial, uma vez que ajuda na leitura, na escrita e na interação com o mundo. Adicionalmente, a perceção espacial continua a desenvolver-se durante os anos da escola primária e as crianças aprendem a estimar a profundidade e a distância entre objetos. Isto tem um papel significativo ao praticar desporto, andar de bicicleta ou brincar no parque. Uma boa perceção da profundidade ajuda as crianças a movimentarem-se com confiança no seu ambiente e, simultaneamente, promove as capacidades motoras.

Prevenir e reconhecer a miopia

Durante a primeira fase de desenvolvimento da criança, é essencial estar atento a quaisquer sinais de problemas de visão. Semicerrar frequentemente os olhos, dores de cabeça ou dificuldade a ler e escrever podem ser indicadores. Em caso de suspeita, os pais devem levar a criança a um especialista para avaliar a visão.

Se necessárias, as medidas de correção da visão podem fazer uma grande diferença na vida escolar e social da criança. Apesar de as crianças normalmente serem hábeis a disfarçar problemas de visão, ligeiros ou graves, os estudos indicam que o sucesso escolar e a qualidade de vida geral depende de uma boa visão.6

Prevenção: incentivar as crianças a passar mais tempo na rua e menos ao telemóvel

Para prevenir a miopia em crianças, os especialistas recomendam reduzir o tempo que as crianças passam em smartphones, tablets ou outras atividades que exigem visão ao perto constante.

As crianças devem fazer intervalos regulares para passar tempo ao ar livre. Os estudos demonstram que passar mais tempo ao ar livre reduz o risco de miopia e abranda a progressão desta deficiência da visão em crianças já afetadas.7

Consequentemente, os especialistas recomendam que as crianças passem, pelo menos, duas horas ao ar livre à luz do dia, todos os dias, independentemente da idade.

No entanto, é importante saber que o risco de desenvolver (alta) miopia é maior quando os primeiros indícios de miopia aparecem antes dos sete anos.8 Com base em diversos estudos, o Guia para a Gestão da Miopia da ZEISS afirma o seguinte: se uma criança ainda tiver refração de longe superior a +0,75 dioptrias aos seis anos, ou uma refração de longe superior a +0,5 dioptrias entre os sete e os 10 anos, o desenvolvimento do crescimento do comprimento do olho pode ser considerado normal. Se o valor for inferior a este, ou nulo no intervalo negativo, a criança tem risco de miopia.9

  • Rapaz com óculos a andar de bicicleta ao ar livre a sorrir
  • Grupo de crianças com óculos e lupas a brincar e a rir ao ar livre
  • Rapaz a fazer exame ao olho com ZEISS IOLMaster 500

Em resumo

Quando falamos de miopia, a prevenção é essencial

✔ Passar mais de duas horas por dia ao ar livre, com luz natural.10

✔ Reduzir o trabalho de perto como a leitura e o tempo de ecrã, que deve sempre ser intercalado com intervalos recreativos generosos, idealmente ao ar livre e, preferencialmente, combinados com atividade física.

✔ Agendar, pelo menos, um exame oftalmológico anual para crianças com risco significativo de miopia.

A gestão da miopia em crianças que frequentam a escola primária

Se uma criança que frequenta a escola primária apresentar sinais de miopia, é importante acompanhar a situação o mais cedo possível. O exame de admissão na escola é crucial, e tanto os professores como os pais devem estar especialmente atentos a quaisquer dificuldades durante as aulas ou ao fazer os trabalhos de casa. Nesta fase, é importante determinar, através de exames e testes regulares, se a miopia está a progredir dentro dos limites normais ou se o desenvolvimento da miopia é rápido, o que indica miopia progressiva.

Se for diagnosticada miopia progressiva, a criança deve ser tratada. Há várias opções disponíveis para abrandar a progressão da miopia em crianças e adolescentes, incluindo gotas oftalmológicas, lentes de contacto especializadas (que podem não ser adequadas para crianças desta idade), ou lentes oftálmicas especializadas que podem abrandar o alongamento do olho da criança.

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Lentes oftálmicas especializadas ZEISS para gestão da miopia

A gama ZEISS MyoCare é composta por duas lentes desenhadas especificamente para a gestão da miopia. Estas lentes podem abrandar o crescimento do olho. Isto é alcançado por microestruturas especiais na área funcional da lente que criam a denominada desfocagem miópica simultânea. Como resultado, em conjunto com uma imagem nítida na retina, são geradas imagens adicionais à frente da retina. Isto tem como objetivo abrandar o crescimento do comprimento do olho.

No centro da lente, há uma área que corrige o erro refrativo da criança e garante um visão nítida ao longe. Em redor da zona de nitidez central, superfícies anelares virtualmente invisíveis – as tais microestruturas com capacidade óptica adicional – alternam com zonas que têm apenas um efeito corretivo.

Para crianças que frequentam a escola primária, estas lentes oftálmicas oferecem duas vantagens significativas que podem ter impacto na sua saúde e qualidade de vida a longo prazo. Em primeiro lugar, corrigem o erro refrativo como qualquer outra lente, permitindo à criança ver com nitidez a todas as distâncias e participar plenamente nas atividades na sala de aula. Em segundo lugar, abrandam a progressão da miopia, reduzindo o risco de limitações da alta miopia e potenciais consequências a longo prazo para a saúde ocular.

Concluindo, é importante tratar e gerir a miopia progressiva profissionalmente, logo a partir da escola primária. O impacto deste tratamento pode melhorar a qualidade de vida global de uma criança.


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