Basicamente, a miopia é uma forma de deficiência visual na qual a focagem dos raios de luz que entram no olho ocorre num ponto anterior à retina. Ao ver ao longe, a retina sem correção e com acomodação relaxada produz uma imagem desfocada. Geralmente, este defeito refrativo dos olhos é provocado pelo alongamento excessivo do globo ocular. Normalmente, a miopia é detetada pela primeira vez em crianças em idade escolar e nem sempre evolui para alta miopia.
- A alta miopia começa a partir das -5 dioptrias, dependendo da definição.
- A miopia progressiva (uma forma especial de miopia) caracteriza-se pelo facto de piorar ao longo dos anos. O comprimento do olho pode continuar a crescer durante anos. Isto pode levar, por exemplo, a valores de -12 dioptrias. Para além dos problemas de saúde que pode causar, também tem um efeito muito negativo na vida quotidiana. O ponto mais afastado que uma pessoa nesta situação ainda consegue ver com focagem total situa-se a apenas oito centímetros do olho. Consequentemente, deixa de ser possível levar uma vida quotidiana normal sem auxiliares de visão.
- A miopia patológica caracteriza-se por manifestações patológicas como complicações no fundo de olho (por exemplo, deslocamento da retina – ver abaixo). Apesar de não ser inevitável, a miopia patológica tem maior probabilidade de ocorrer em olhos com alta miopia.11