A importância da individualidade
Cada olho é tão único quanto uma impressão digital
Você é único – tal como todas as outras pessoas. Todos temos as nossas próprias personalidades. Cada olho também tem o seu próprio carácter – não há um único que seja idêntico a outro. Apenas uma lente personalizada pode cumprir estes requisitos tão especiais. Quanto mais precisa for a examinação do seu olho e padrões visuais, por parte do optometrista, melhor será a impressão visual quando colocar os seus óculos novos.
O que é faz de uma lente única? Quantos dados sobre medições são necessários para alinhar, na perfeição, a lente com as suas necessidade individuais? E porque é que desfrutará de uma visão mais relaxada se escolher lentes personalizadas?
Tente este exercício: Tape metade do seu rosto com um espelho enquanto fica de frente para outro espelho. Agora, o seu próprio rosto vai-lhe parecer estranho – até antinatural. Não existe uma única pessoa no mundo com duas metades de rosto simétricas. Mesmo este detalhe minúsculo desempenha um papel enorme na produção exata micrométrica das lentes, visto o olho humano reconhecer o mais ínfimo desvio, devido à sua elevada sensibilidade. Os resultados a longo prazo podem ser problemas ou fadiga ao nível visual. Por este motivo, não é surpreendente que a sua impressão visual seja mais confortável e mais relaxada se as suas lentes e armações forem correctamente alinhadas com a simetria e forma do seu rosto.
É, ainda, mais importante obter dados tão exatos caso a sua lente seja muito complexa ou graduada. A maior disciplina é a produção de lentes progressivas onde as transições da zona de visão ao longe e da zona de leitura são colocadas na lente, de modo invisível. A produção personalizada é de imensa importância para estas lentes, de modo a que os resultados obtidos de visão não sejam afetados na zona de transição de visão remota para visão ao perto.
Quais os dados de medição individual que são fulcrais?
Distância entre os olhos: Medida da distância entre o olho esquerdo e o direito, desde o centro da pupila até à ponte do nariz.
Padrões de visão pessoal: Alguma vez pensou sobre a forma como lê um livro ou a que distância mantém as suas ferramentas ou agulhas de costura enquanto trabalha? Estas medidas são essenciais para a personalização das suas lentes, tal como a sua ocupação (trabalha numa secretária ou trabalha muitas vezes ao ar livre?). Outro aspeto a considerar são os seus passatempos.
Altura visual do olho: O ponto em que os seu olhos esquerdo e direito olham através da lente é, também, muito diferente de um olho para o outro. É medido desde o fundo do aro dos óculos, i.e. o aro da armação.
Inclinação frontal da armação: Dado que cada rosto tem um perfil diferente, a inclinação frontal dos óculos é, também, diferente. Por conseguinte, é muito importante que este valor seja, também, considerado ao calcular os requisitos da sua lente individual.
Distância entre olho e lente: Esta distância também difere de indivíduo para indivíduo. Os peritos chamam-lhe a distância traseira do vértice. Por exemplo, compare o perfil facial de um europeu e de um asiático. Vai, imediatamente, reconhecer a diferença a olho nu.
Grau de arqueamento da armação: Para ajustar os óculos ao seu rosto, a armação é ligeiramente côncava. Os peritos chamam-lhe o grau de envolvimento. Tem, também, de ser incluído no cálculo exacto de uma lente individual.