As cenouras fazem bem aos olhos?
Desde cedo, dizem-nos que as cenouras nos fazem bem aos olhos. Infelizmente, isto só é verdade em certa medida.
As cenouras fazem bem aos olhos – ou alguma vez viu um coelho a usar óculos que provasse o contrário? Não só esta comparação não tem grande piada, como também não tem muito onde se basear. E, ainda assim, este mito sobre a saúde já existe há gerações. Todavia, o seguinte é verídico: as cenouras contêm bastante beta-caroteno. Trata-se de um precursor da vitamina A essencial. Se esta vitamina não estiver presente na sua dieta, pode ter um impacto negativo no crescimento e estado da sua pele e cabelo. Em casos extremos, pode até provocar cegueira noturna. A maioria das dificuldades visuais, porém, são, geralmente, o resultado de causas completamente diferentes.
Existe uma quantidade infindável de sabedoria popular que se infiltra no nosso subconsciente, durante a nossa infância. Atualmente, a maioria destes mitos pode ser refutada de modo científico e inequívoco. No entanto, alguns contêm, pelo menos, um elemento de verdade. E que melhor exemplo de que o mito popular de que «as cenouras fazem bem aos olhos»? Mas qual o raciocínio por trás deste mito? Este saboroso vegetal contém bastante beta-caroteno. Esta substância é o que dá à cenoura a cor de laranja, mas é, também, o precursor da vitamina A essencial, a qual realmente faz bem aos olhos. Ainda assim, este pedaço de sabedoria apenas contém um grão de verdade.
Os nutricionistas também se referem à vitamina A como retinol. Aliás, este nome remete diretamente para a função que realiza no olho. A retina do olho contém células que podem produzir uma imagem a preto e branco a partir do mais ténue vislumbre de luz. Sem retinol, ninguém conseguiria distinguir entre o contraste entre luz e escuridão, sendo que as pessoas que precisem de tratamento médico para uma deficiência crítica de vitamina A estão mesmo em risco de desenvolver cegueira noturna.
Felizmente para nós, este tipo de maleita é muito rara na nossa parte do mundo. Além disso, existem muitos alimentos mais ricos em vitamina A do que as cenouras – como os espinafres, couve ou salada. Os produtos animais, como fígado, por exemplo, são ainda melhores, pois não contêm apenas o precursor da vitamina A – contêm a própria vitamina.
Qual a nossa conclusão? Comer cenouras, regularmente, tem, de facto, vantagens para os seus olhos, mas não lhe dará a visão melhorada que espera. Agora, como antes, quer sofra de miopia ou de hipermetropia, a única coisa que realmente pode ser útil para a maioria das dificuldades visuais é um bom par de óculos.