Obtenha a melhor protecção para os seus olhos
Extremamente sensíveis e absolutamente insubstituíveis: Os perigos para os olhos são vários e podem ter consequências desastrosas
Tudo poderá acontecer aos nossos olhos de repente, seja a trabalhar ou enquanto praticamos uma actividade de lazer ou desportiva. Os seus órgãos da visão são demasiado valiosos para os expor a perigos desnecessários. Aqueles que optam pelos cuidados adequados jogam pelo seguro.
Um conhecido ditado alemão - “Das kann ins Auge gehen” (literalmente, “Aquilo que lhe pode entrar nos olhos,” que significa na verdade “O que pode correr mal”) resume tudo: De facto, os nosses olhos estão expostos a todo o tipo de riscos. A força dos raios solares não pode ser subestimada. É claro que nos levam a sair de casa, acariciam o mar e fazem-nos sorrir. Infelizmente, onde existe um lado positivo, também existe um lado negativo. Os raios ultravioleta, ou UV, podem ser prejudiciais par aos nossos olhos.
Protecção Contra o Sol Para os Olhos
A luz solar é a maior fonte de radiação UV e pode danificar diversos tecidos oculares. A superfície do olho (cegueira de neve), os cristalinos (cataratas, também conhecidas como opacidade) e a retina (maculopatia solar, degeneração macular) estão particularmente em perigo.
A luz UV é constituída por luz UV-A (provoca o efeito de bronzeamento da pele, mas também o seu envelhecimento), luz UV-B (provoca queimaduras e cancro na pele) e luz UV-C (estes são os raios mais perigosos, mas são bloqueados quase na totalidade pela camada de ozono).
O que praticamente ninguém sabe: Os olhos também sofrem queimaduras solares. A córnea e a conjuntiva são os elementos mais afectados. O maior risco ocorre quando a luz solar é altamente reflectida, algo que pode acontecer numa paisagem coberta pela neve ou quando estiver junto à agua.
Contudo, com os óculos certos, todos podem desfrutar de uma protecção ideal contra os perigosos raios UV. Aspectos a ter em conta quando compra um par de óculos de Sol:
- Protecção contra a luz UV: Óculos de Sol que absorvam, pelo menos, 99% dos raios UV ou raios de luz até 400 nm.
- Filtros de polarização: Bloqueiam a luz difusa. Por exemplo, a luz reflectida na superfície da água ou numa calçada de pedra. Particularmente útil para conduzir e pescar.
- Lentes espelhadas: Reduzem a quantidade de luz que chega ao olho, mas não oferecem qualquer tipo de protecção segura contra a radiação UV.
- Protecção lateral: Os óculos de Sol com esta função protegem os olhos da luz que entra lateralmente.
- Lentes com tingimento gradual: São escuras na parte superior e claras na parte inferior dos óculos. Desta forma, bloqueiam o brilho vindo de cima, mas permitem uma visão normal para os olhos na parte inferior. São úteis para condutores, mas não são recomendados para utilizar na praia ou na neve devido aos brilhos fortes vindos de baixo.
- Lentes fotocromáticas: Escurecem quando o ambiente está claro e ficam mais claras quando o ambiente está escuro. Dependendo da radiação UV e da temperatura, estes processos demoram muitas vezes menos de cinco minutos graças a novas tecnologias.
A protecção dos olhos também é muitas vezes recomendada por motivos médicos. Isto aplica-se fundamentalmente a pessoas que apresentam um risco acrescido de sofrimento de radiações UV. Estas incluem:
- Pacientes com degeneração macular e retinal. Estes pacientes devem usar sempre óculos com um bom filtro UV quando estão ao ar livre.
- Pacientes após uma operação às cataratas. Os olhos destes pacientes são particularmente sensíveis à luz UV porque o cristalino natural foi removido e substituído por um cristalino de plástico (lente intra-ocular). Os óculos de Sol com uma protecção UV de 100% são necessários com modelos mais antigos uma vez que absorvem pouca luz UV. As novas lentes intra-oculares dispõem agora de protecção UV.
- Pacientes que tomam determinados medicamentos. Os medicamentos para a psoríase e princípios activos farmacêuticos como a tetraciclina, a doxiciclina, o alopurinol e a fenotiazina são chamados de “medicamentos fotossensíveis.” Aumentam a sensibilidade dos olhos à luz UV. O seu médico irá aconselhá-lo relativamente à protecção ocular mais adequada.
Protecção dos Olhos no Trabalho
Uma protecção especial dos olhos também é muito importante para determinadas actividades ocupacionais. As seguintes actividades representam um perigo:
- Pó, lascas, rebarbas ou partículas de água que ocorrem durante trabalhos de desbaste, decapagem com jacto de areia e de corte, assim como em trabalhos de calafetagem e cinzelagem. Trabalhar com ferramentas de explosão, aparelhos de fluidos ou aparelhos de limpeza a vapor também é perigoso;
- As substâncias corrosivas ou irritantes, por exemplo, no trabalho com ácidos e soluções alcalinas e ao misturar e aplicar colas e materiais de revestimento através do método de pulverização.
- Luzes encandeadoras ou radiações nocivas, por exemplo, ao soldar e ao trabalhar com lasers;
- Efeito do calor ou das chamas;
- Radiação laser