Os medicamentos podem afetar a visão
É preciso ter cuidado com alguns medicamentos. Em determinadas circunstâncias, podem prejudicar os seus olhos.
As deficiências da visão nem sempre são causadas por um problema no olho ou uma doença oftalmológica. Alguns medicamentos também podem fazer com que os olhos não funcionem normalmente.
Se os nossos olhos estiverem saudáveis, eles podem ver na escuridão da noite e na luz solar do dia. Nossos olhos podem diferenciar entre milhares de cores e podem ver uma bola de golfe voando pelo ar. Mas isto somente é possível, é claro, quando a "câmara" humana está funcionando perfeitamente. É importante saber: um problema do olho ou uma doença do olho nem sempre é uma razão pela qual nosso órgão sensorial mais importante algumas vezes não funciona da forma ideal. Diversos medicamentos também podem ter uma influência direta em nossos olhos.
Os possíveis efeitos colaterais de vários medicamentos incluem: olhos secos, maior sensibilidade à luz e brilho, visão desfocada, percepção espacial alterada ou dificuldades para se acostumar ao passar de um ambiente escuro para um ambiente iluminado.
Se você estiver tendo problemas, certamente uma consulta a um médico irá ajudar. Leia a bula do medicamento e jamais pare de tomá-lo sem consultar seu médico. Descreva seus sintomas para o médico, quase sempre é possível encontrar outro medicamento alternativo.
Panorama geral:
Pílula anticoncepcional
Algumas pílulas podem provocar o ressecamento dos olhos. Converse com seu ginecologista, já que é possível obter uma prescrição diferente. Tais sintomas podem ser aliviados com "lágrimas artificiais", por exemplo, com ácido hialurónico.
Antibióticos
Alguns antibióticos podem levar a problemas de visão e ardência nos olhos e, algumas vezes, a uma maior sensibilidade à luz. Em casos muito raros, eles também podem levar a uma descoloração da córnea. Após a conclusão do tratamento com antibiótico, os sintomas desaparecem outra vez. Porém: se você estiver tendo estes problemas, você deve consultar o seu médico. Pode ser possível encontrar um medicamento alternativo. Se não, é provavelmente recomendável deixar de conduzir ou de fazer outras actividades durante o tratamento. Para a sensibilidade à luz, o uso de um bom par de óculos de sol é aconselhável e relaxante para os seus olhos.
Medicamento para alergia
Os colírios antialérgicos frequentemente contêm um anti-histamínico local (a histamina é o transmissor produzido naturalmente no corpo que frequentemente causa uma reacção alérgica). Os colírios anti-histamínicos são muito úteis para a conjuntivite causada por uma reacção alérgica. Entretanto, eles podem provocar vermelhidão e ardência dos olhos, olhos secos, visão desfocada, sensibilidade à luz e aumento do lacrimejamento em um pequeno número de pessoas. Dica: consulte seu médico para descobrir se existem outros métodos de tratamento.
Drogas antiarrítmicas
Os medicamentos antiarrítmicos ajudam os pacientes que sofrem de arritmia cardíaca. Algumas preparações (especialmente amiodarona) podem causar micro depósitos na superfície frontal da córnea. Geralmente, a visão não é afectada por isto. Em casos muito raros, eles podem provocar visão desfocada ou anéis coloridos em torno das fontes de luz. Depois do término do tratamento com o medicamento, eles retrocedem outra vez. Se você estiver sentindo estes sintomas, consulte o seu médico. É possível que sua capacidade para dirigir ou executar seu trabalho possa estar prejudicada.
Medicamento para pressão sanguínea elevada
Eles são uma bênção para todos aqueles que sofrem de pressão alta, mas também podem provocar ressecamento dos olhos. Aqui estão algumas recomendações: Se você estiver fazendo uso de tal medicamento e estiver tendo efeitos colaterais desagradáveis, entre em contacto com um médico. As "lágrimas artificiais", que podem ser compradas facilmente, consulte seu médico.
Analgésicos
O anti-reumático não-esteróide (NSAR) frequentemente usado - que inclui medicamentos que contêm ácido acetilsalicílico, diclofenaco ou ibuprofeno - pode, em casos raros, causar visão desfocada ou visão dupla. Se você sofrer destes sintomas após tomar estes medicamentos, você deve fazer com que seu médico prescreva um medicamento diferente. Um pequeno número de analgésicos pode fazer com que as pupilas se estreitem. Inicialmente, isso provoca uma dificuldade para enxergar no escuro. Aqui, também, um medicamento diferente é a melhor solução.
Apesar das limitações ou dos efeitos colaterais potenciais que determinados medicamentos podem provocar, não há necessidade alguma para alarme. Falando em termos gerais, o seu médico certamente poderá ajudá-lo e os problemas potenciais poderão ser evitados até mesmo antes que ocorram.
Medicamentos que contêm cortisona
Os medicamentos que contêm cortisona frequentemente são usados para várias infecções do corpo. Durante o tratamento de longo prazo, eles podem provocar várias mudanças nos olhos: pode ocorrer um aumento na pressão interna do olho e danos posteriores ao nervo óptico. Do mesmo modo, os medicamentos com cortisona podem também provocar um aumento na velocidade da formação da catarata.
O tratamento no curto prazo com medicamentos com cortisona, entretanto, geralmente não provoca qualquer mudança permanente no olho.