Saúde e prevenção

Por que razão os bons ópticos dedicam tempo aos seus pacientes?

16 outubro 2020
  • Loremipsum

Estamos habituados a descrever os nossos sintomas em pormenor ao médico quando estamos doentes ou lesionados. Este historial clínico, também denominado anamnese, é fundamental durante a consulta com o seu óptico, uma vez que constitui o primeiro passo para conseguir uns óculos perfeitos para si. Que perguntas deve um bom óptico fazer? Porque é que estas informações são tão importantes para garantir que os seus óculos lhe proporcionem uma visão ultra nítida e se adaptem às suas necessidades de visão?

A consulta individual com o seu óptico representa uma parte importante da concepção de óculos perfeitamente adaptados a si. Além de possuir uma ampla experiência, este especialista deve demonstrar interesse profissional pelas necessidades específicas do seu paciente. Os nossos olhos são únicos como uma impressão digital e, como tal, todos temos necessidades e hábitos visuais diferentes. Quanto mais informação o seu óptico tiver acerca do seu perfil visual e do seu comportamento visual habitual, mais fácil será para ele personalizar uns óculos que se adaptem a si. Só assim poderá desfrutar de uns óculos perfeitamente adaptados ao seu estilo de vida e que lhe proporcionem uma correcção visual excelente.

Por conseguinte, é fundamental que o seu óptico lhe dedique o tempo necessário para se inteirar de todos os pormenores. . Este poderá querer conhecer alguns antecedentes clínicos, nomeadamente, informações relevantes para a sua saúde, e perguntar-lhe quais são as suas expectativas em relação aos novos óculos. Existem diferentes factores a ter em consideração, por exemplo:

  • Quais são as suas rotinas diárias? Como usa o seu tempo?
  • Onde é que utiliza os óculos com maior frequência?   Em casa? No trabalho? Ao praticar desporto ou durante um hobby?
  • Passa muito tempo a utilizar dispositivos digitais como portáteis, tablets ou smartphones?
  • Determinados problemas de visão também desempenham um papel importante, por exemplo: Os seus olhos são sensíveis à luz? Tem dificuldades de visão à noite?
  • Quer desfrutar de uma melhor visão em determinadas situações como quando olha para objectos a média distância ou quando está a trabalhar?
  • Teve problemas com o seu anterior par de óculos? Estes escorregavam ou magoavam-lhe o nariz?
  • Do que mais gostava neles?
  • O que espera do seu novo par de óculos?
  • Igualmente importantes são o formato, a cor e o material das armações, que se devem adaptar ao seu estilo de vida, ao seu gosto ou a um uso específico.
Loremipsum

O seu óptico deverá também observar o seu comportamento físico. Por exemplo, inclina ligeiramente a cabeça? A sua postura muda quando alterna o olhar entre objectos a média e a curta distância? O formato do seu rosto é igualmente importante para a montagem dos seus óculos. Só através de uma análise exaustiva será possível para o seu óptico oferecer-lhe uma boa consulta e conceber um desenho de lentes que se adapte perfeitamente às suas necessidades visuais.  Lembre-se desta regra de ouro:  quanto mais o seu óptico souber acerca dos seus hábitos visuais, desejos e expectativas, maior capacidade terá para o aconselhar. Esteja disponível para falar um pouco mais sobre si.


Partilhar este artigo