Saúde e prevenção

Primeiros socorros para queimaduras solares nos olhos

Como identificar queimaduras solares nos olhos e o que fazer

16 abril 2022
  • Primeiros socorros para queimaduras solares nos olhos

Sabia que os seus olhos podem sofrer queimaduras solares? Informalmente, as pessoas referem-se a este fenómeno como "cegueira da neve” - uma lesão ocular desagradável causada por radiação UV intensa. A MELHOR VISÃO explica: Como perceber se os seus olhos apresentam queimaduras solares? De que foram podem as queimaduras solares" for "De que forma podem as queimaduras solares?

Conselhos de especialista fornecidos por: Dr. Albert J. Augustin, Diretor da Clínica Oftalmológica de Karlsruhe

Quer se encontre na praia ou na montanha, quando o sol brilha a maior parte das pessoas fica de bom humor. Infelizmente, existem alguns acontecimentos que podem afectar a sua diversão ao sol. Um destes é a queimadura solar nos olhos. Uma regra básica é actuar rapidamente, pois uma queimadura solar nos olhos pode ter consequências directas para a sua visão. Mas qual é a melhor forma de tratar queimaduras solares nos olhos?

Como identificar olhos queimados pelo sol

Uma vez que existem muitas coisas que irritam os nossos olhos, em primeiro lugar é necessário que seja capaz de identificar queimaduras solares nos olhos. A queimadura solar nos olhos pode afectar um ou ambos os olhos. Sintomas típicos de queimaduras solares nos olhos, comummente designadas por “cegueira da neve,” (keratitis solaris ou keratitis photoelectrica) são: olhos doridos/lacrimejantes/irritados/vermelhos, visão turva e uma sensibilidade aumentada à luz.

Em casos graves de queimadura solar nos olhos, a camada exterior da córnea é destruída, o que expõe as terminações nervosas subjacentes à mesma. Os pacientes queixam-se muitas vezes de uma sensação de corpo estranho no olho, como se tivesse entrado areia no mesmo. O acto de pestanejar é desconfortável, chegando a ser doloroso. Mas a queimadura solar noshos é normalmente inofensiva. Contudo, se a experienciar repetidamente, pode levar ao aparecimento de cancro, degeneração macular ou olhos cronicamente secos. O termo “cegueira da neve” é usado para descrever queimaduras solares nos olhos porque muitas vezes afectam pessoas que praticam montanhismo, uma vez que a neve reflecte até 88 % da radiação UV, o que a torna ainda mais potente. O mesmo acontece quando está na praia: a água reflete 10–20 % da radiação UV.Convém ressalvar que quanto maior a altitude, mais forte será a radiação UV. Por cada 100 metros que sobe, a radiação UV fica até 12 % mais intensa.2 É até 16 vezes mais elevada em locais com neve. É por este motivo que os banhistas não são os únicos a protegerem os olhos - qualquer apreciador de ski, de montanhismo ou que realize trabalhos de soldadura fica exposto a esta radiação UV nociva.

Primeiros socorros para queimaduras solares nos olhos

Tal como no caso de queimaduras solares normais, os sintomas das queimaduras solares muitas vezes surgem mais tarde: as pessoas apenas começam a aperceber-se dos mesmos 3–12 horas depois. Se suspeitar que sofre de queimaduras solares nos olhos, é importante actuar rapidamente para que possa aliviar os sintomas desconfortáveis e impedir lesões mais extensivas.

1. Marque uma consulta no oftalmologista
Embora as queimaduras solares nos olhos possam ser muito dolorosas, a maior parte desaparece após alguns dias, pois as camadas superiores da córnea têm a capacidade de se auto-regenerar. O olho é um órgão muito sensível, deve sempre marcar uma consulta no oftalmologista para avaliar os seus sintomas - em casos extremos, pode inclusivamente levar à cegueira. O seu médico poderá prescrever analgésicos e tratar as queimaduras solares nos olhos com desinfectantes ou antibióticos em gotas ou gel, para prevenir uma infecção. Um gel à base de vitamina A pode também ajudar a regenerar o tecido lesionado.

2. Mantenha-se em lugares interiores e frescos
Para prevenir lesões permanentes na córnea, deve evitar de imediato a exposição à luz solar directa e arrefecer rapidamente os olhos, usando nomeadamente um pano humedecido em água fria ou, se puder, uma máscara ou óculos à base de gel. Estes podem ser adquiridos numa farmácia ou para-farmácia e fornecem um rápido alívio da dor.

3. Não coce nem esfregue!
Mesmo se os seus olhos estiverem irritados, evite coçar pois poderão ficar mais vermelhos.

4. Prefira usar os óculos às lentes de contacto
As lentes de contacto devem ser removidas de imediato para prevenir irritação adicional. É aconselhável manter-se numa divisão com pouca luz até os sintomas diminuírem.

5. Os medicamentos podem fornecer um alívio rápido
Se a dor piorar e não conseguir uma consulta imediata com o seu médico, o ibuprofeno e o paracetamol poderão ajudar.

6. A prevenção é melhor que a cura
A prevenção é o melhor tipo de tratamento – evite sofrer a todos os custos! Um bom par de óculos de sol, óculos de ski ou óculos de protecção no trabalho – todos com um filtro de radiação UV até aos 400 nm3 – podem proteger os olhos contra a radiação UV nociva. Um bom par de óculos para proteger os olhos contra queimaduras solares deve possuir uma classe de protecção de pelo menos 3 e, na presença de neve, necessita de classe de protecção 4. A classe de protecção é normalmente indicada numa das hastes. Certifique-se de que os seus óculos de sol são capazes de filtrar a radiação UV proveniente de cima ou de lado. Continue a ler para saber mais sobre quando necessita de proteger os seus olhos da radiação UV. Existem lentes oftálmicas incolores que também lhe oferecem sempre protecção UV máxima.

AGORA: Protecção máxima UV em todas as lentes oftálmicas incolores ZEISS


Partilhar este artigo

  • 1

    Sliney DH. Physical factors in cataractogenesis: ambient ultraviolet radiation and temperature. Invest Ophthalmol Vis Sci. 1986 May;27(5):781-90.

  • 2

    http://www.who.int/uv/uv_and_health/en/

  • 3

    Um conjunto de organismos e estudos no âmbito da saúde chegaram à conclusão que uma protecção UV total apenas pode ser garantida com um filtro até aos 400 nm. Estes incluem: a organização mundial de saúde (OMS) e a comissão internacional para a protecção contra a radiação não ionizante (ICNIRP); física da saúde. (2004): 87(2) 171-186, Conferência Americana de Higienistas Governamentais e Industriais (ACGIH), ISO 21348 (definições de categorias espectrais de radiação solar), norma australiana para lentes solares AS/NZS 1067:2003