Melhor qualidade de vida e maior independência: melhor visão com dispositivos de visão reduzida
Quais as possibilidades que existem quando os óculos já não são suficientes?
Quer por doença, acidente ou com a idade, a visão reduzida é algo que pode acontecer a qualquer um de nós, a qualquer altura. Os dispositivos de visão reduzida individualmente equipados podem ajudar os utilizadores a ver melhor e a restaurar um pouco de normalidade e independência para viverem as suas vidas.
Gostaríamos de lhe fornecer algumas informações sobre aquilo que os dispositivos modernos de visão reduzi da podem e devem fazer, bem como sobre quais os aspectos a que deve prestar atenção especial quando os comprar e quais as alternativas disponíveis.
Quando a visão deteriora de tal modo que mesmo os óculos não são suficientes para ler ou para desfrutar dos passatempos, a maioria das pessoas recorre à utilização de um ampliador. Porém, mesmo os ampliadores simples exibem enormes diferenças de qualidade entre modelos de qualidade inferior e produtos especialmente calibrados por um profissional ocular. Assim, é mesmo importante que se familiarize primeiro com o critério de qualidade aplicável a auxílios de visão reduzida.
A obtenção do melhor desempenho visual possível para os seus olhos e uma utilização conveniente são os requisitos básicos
O principal objectivo da ZEISS é obter o melhor desempenho visual possível para cada utilizador em linha com os requisitos da tarefa a ser realizada e da situação. Em acréscimo, é importante seleccionar o dispositivo visual de acordo com as capacidades do utilizador: este deve ser capaz de o usar com facilidade e sem esforço. A ZEISS confere, assim, uma grande importância à facilidade de utilização.
Critérios de qualidade para dispositivos de visão reduzida
A qualidade da imagem e o tamanho do campo de visão são, principalmente, os factores que determinam a qualidade de um produto de visão reduzida. A ZEISS oferece uma excelente qualidade de imagem e o maior campo de visão possível em simultâneo. À medida que o campo de visão diminui com o aumento da ampliação, é extremamente importante seleccionar as melhores ópticas possíveis, mas com a menor ampliação possível necessária. Esta é a única maneira de evitar a fadiga ocular rápida.
As lentes de plástico com um revestimento duro de protecção são recomendadas para dispositivos de visão reduzida, de modo a garantir uma resistência ideal contra riscos e quebra. A ZEISS também oferece revestimentos anti-reflexo que melhoram, adicionalmente, o conforto visual.
Também pode equipar os produtos de visão reduzida com um sistema de iluminação. As pessoas mais idosas, em especial, necessitam de mais luz para ver melhor.
Quais os dispositivos de visão reduzida que estão disponíveis?
-
Ampliadores manuais
Simples, funcionais e, ainda assim, personalizados: o design da óptica, acima de tudo, determina se realmente desfruta de melhor visão. Os ampliadores manuais da ZEISS estão disponíveis com lentes asféricas de qualidade elevada, equipadas de origem com um revestimento duro de protecção. Como opção, também estão disponíveis com um revestimento de camadas múltiplas, de banda larga e anti-reflexo. O revestimento também facilita a visão para tarefas nas quais a precisão é obrigatória. O revestimento duro de protecção – uma característica padrão – melhora a resistência do dispositivo e aumenta os respectivos campos de utilização.
-
Lentes ampliadoras bifocais
Ao longe e ao perto numa só lente. Tal como o nome indica, estas oferecem duas potências numa só lente. Pode usar a parte superior para se orientar nas suas imediações e a parte inferior para visão ao perto.
-
Óculos telescópicos
Flexíveis para visão ao perto e ao longe: o desempenho visual pode ser melhorado, em parte, através de óculos telescópicos, nos quais os sistemas ópticos de ampliação são integrados. Em princípio, estes são «mini telescópicos» para melhor visão ao longe. Ao adicionar simplesmente ampliadores aos telescópios, pode, então, usar o dispositivo para visão ao perto.
Com ampliadores, a distância funcional pode ficar demasiado pequena, com o passar do tempo – ao ler um livro, por exemplo. Os óculos telescópicos permitem, novamente, uma distância funcional confortável. A ampliação necessária é de importância decisiva para ler e pode ser especialmente definida com óculos telescópicos. Porém, estes dispositivos visuais de ampliação também podem ser usados para distâncias intermédias, como para ver televisão, por exemplo. Nestes óculos, o olho em pior estado é coberto e ao melhor olho é facultado um pequeno telescópio.
Mas tenha em atenção que os óculos telescópicos apenas são adequados para utilização estática e não para utilização em movimento, pois isto causaria fadiga ocular.
Telescópicos manuais
Os telescópios manuais oferecem uma maior mobilidade. Geralmente, são as pequenas coisas que fazem com que seja quase impossível andar sem ajuda de outras pessoas. Não se conseguem ler detalhes ao longe ou ao perto, como nomes de ruas, números de portas ou horários de autocarros. Os telescópios manuais pequenos e discretos proporcionam segurança adicional quando se movimenta no exterior. Quer os use à volta do pescoço ou os guarde no bolso do seu casaco, estão sempre prontos a usar quase imediatamente.
Com um design prático e atractivo, têm um campo de visão e, obviamente, ópticas revestidas.
-
Lentes de filtro da Carl Zeiss Vision
As lentes de filtro são úteis para pessoas cujas retinas reagem sensivelmente à luz difundida ou ao encadeamento. Mesmo com iluminação normal, a visão pode ser muito complicada para alguém nestas condições.
Não existe um critério objectivo e uniforme para receitar lentes de filtro especial. Ao invés, especialmente em casos de doença ocular degenerativa, como retinite pigmentosa ou retinopatia diabética, os pacientes geralmente escolhem lentes de filtro especial adequadas ao experimentar várias alternativas.
Escolhem a lente ideal ao comparar e ao avaliar o conforto visual proporcionado em cada caso. Estão disponíveis lornhões binoculares ou clipes de filtros para este propósito.
Muitos pacientes precisam de lentes de filtro especial para diferentes estados de luz. Assim, é normal que tenham vários pares de óculos ou clipes de filtros com diferentes lentes de filtro.
A nossa sugestão: Consulte a sua seguradora médica para determinar se esta está disponível para financiar os custos envolvidos