ZEISS DuraVision BlueProtect UV
Tratamento para o bloqueio da radiação azul-violeta da ZEISS.
O DuraVision® BlueProtect UV consiste num tratamento especialmente desenvolvido para os clientes que passam muito tempo em interiores e que estão expostos à radiação azul-violeta proveniente das lâmpadas LED, dos ecrãs de televisões, computadores ou tablets. Os tratamentos para a radiação azul da ZEISS, bloqueiam comprimentos de onda de luz específicos, podendo ajudar a aliviar o cansaço visual sentido pelos seus clientes, que está normalmente associado à exposição à radiação azul.
Por que motivo a radiação azul-violeta é relevante para os seus clientes?
O que é a radiação azul e de que forma os tratamentos que bloqueiam esta radiação podem ajudar os seus clientes?
A luz natural, ou seja, a luz solar contém muitos tipos de luz colorida. Uma das cores no espectro visível é a luz azul. É responsável por cerca de um terço da luz visível de alta energia (HEV). A radiação azul vai desde os 390 aos 500 nm no espectro da luz visível, penetra facilmente nos olhos, atravessando a córnea e o cristalino até à retina. As soluções de bloqueio da radiação azul, tais como os tratamentos para a radiação azul, são uma solução adequada para este problema. Ao utilizar as lentes certas com um tratamento para a radiação azul, apenas uma quantidade reduzida de radiação azul-violeta consegue entrar no olho. A evidência científica indica que existem vantagens na exposição à radiação azul; no entanto, os potenciais riscos associados também foram mencionados (o chamado dualismo da luz azul).
Mais em detalhe: o lado positivo e negativo da radiação azul
O intervalo de 390 a 440 nm do espectro de luz visível HEV é considerado potencialmente nocivo. Está em toda a parte, embora a sua intensidade possa variar significativamente. Enquanto um monitor de computador LCD típico produz um brilho de 250 cd/m2, um céu azul sem nuvens ao meio dia é 32 vezes mais intenso. A luz solar direta pode ser um milhar de vezes mais intensa.
Soluções da ZEISS para a radiação azul-violeta
A ZEISS oferece um vasto portfólio de soluções para o bloqueio da radiação azul-violeta, que satisfaz os requisitos de diferentes consumidores, tanto para atividades em interiores como no exterior. A gama de produtos filtra diferentes quantidades de radiação azul-violeta, dependendo da atividade.
- ZEISS DuraVision® BlueProtect, um tratamento de bloqueio da radiação azul, que filtra parcialmente a radiação azul-violeta; ideal para atividades no interior.
- ZEISS Skylet® e PhotoFusion X são lentes coloridas e fotocromáticas, que bloqueiam diferentes intensidades da radiação azul-violeta, oferecendo ainda a máxima proteção UV.
- ZEISS BlueGuard: a mais recente tecnologia de bloqueio da radiação azul, onde as propriedades de bloqueio da radiação azul são incorporados na matéria da lente.
ZEISS DuraVision® BlueProtect UV
ZEISS DuraVision BlueProtect é um tratamento antirreflexo de alto desempenho para radiação azul, que oferece aos seus clientes:
- Maior refletância no espectro de radiação azul-violeta.
- Bloqueio seletivo da radiação azul-violeta que atravessa a lente.
- Apenas uma pequena quantidade de radiação azul-violeta penetra no olho.
O tratamento DuraVision® BlueProtect possui um filtro da radiação azul que atenua a luz azul no intervalo entre os 390 e os 440 nm. Continua a permitir a passagem da radiação azul "saudável" de que o nosso corpo necessita, fornecendo assim um maior conforto visual.
Além de bloquear a radiação azul-violeta, ZEISS DuraVision BlueProtect inclui todas as características premium dos tratamentos da ZEISS, incluindo:
- Um revestimento de endurecimento.
- Lentes fáceis de limpar para poder ofercer melhor visão.
- DuraVision Platinum UV na parte posterior da lente.
Tratamentos antirreflexo vs tratamentos de bloqueio da radiação azul: qual é a diferença?
Ambos os tratamentos antirreflexo são aplicados na superfície das lentes e oferecem a vantagem de diminuir o brilho. No entanto, os tratamentos para a radiação azul oferecem proteção adicional contra a radiação azul. Os tratamentos AR comuns não bloqueiam a radiação azul.
-
1
De acordo com o Instituto Nacional para a Saúde e Segurança no Trabalho, , https://www.downtowneyes.com/blog/eye-care/preventing-computer-vision-syndrome/
-
2
https://datareportal.com/reports/digital-2021-july-global-statshot
-
3
De acordo com o mais recente Total Audience Report da Nielsen, https://www.statista.com/chart/16738/second-screen-usage-while-watching-tv/