CATEGORIA DA LENTE

Lentes ZEISS Monofocais

  • Ilustração de umas lentes monofocais contra um fundo colorido.
  • Proteção UV até 400 nm – até mesmo em óculos com lentes incolores.
  • Visão melhorada ao perto ou ao longe – com uma óptica à medida das suas necessidades.
  • Conforto e estética com lentes finas e leves.

Vamos além do básico.

Embora sejam as lentes oftálmicas mais comuns, as lentes monofocais podem ser otimizadas para atender às suas necessidades específicas. Veja nitidamente através de uma zona mais ampla dos seus óculos com as lentes monofocais da ZEISS.

A prescrição dos seus óculos monofocais.

As lentes monofocais possuem uma prescrição óptica para corrigir a visão a uma determinada distância. Se for hipermétrope e tiver dificuldade em ver ao perto, a sua graduação será positiva (+). Se for míope e precisar de ajuda para ver ao longe, a sua graduação terá um sinal de menos (-). A graduação dos seus óculos é medida em dioptrias: quanto maior for o número, maior a necessidade de correção.

O sinal + significa que precisa de correção para ver ao perto. Será necessária uma lente convexa com 1,5 dioptrias para o(a) ajudar a ver nitidamente ao perto.
Uma graduação positiva e uma lente convexa para desviar a luz
O sinal - significa que precisa de correção para ver ao longe. Uma lente côncava com 3 dioptrias permitirá que veja objetos distantes com nitidez.
Uma graduação negativa e uma lente côncava para desviar a luz
Significa que tem astigmatismo. CYL/CIL (potência cilíndrica) refere-se ao valor e o AXIS/EIXO à posição.
Prescrição com números na coluna CYL/CIL e AXIS/EIXO
Imagem com um controlo deslizante que mostra uma lente convencional à esquerda, com distorções na periferia, em comparação com uma lente de qualidade à direita, que oferece uma visão nítida e sem distorções em toda a lente.
Imagem com um controlo deslizante que mostra uma lente convencional à esquerda, com distorções na periferia, em comparação com uma lente de qualidade à direita, que oferece uma visão nítida e sem distorções em toda a lente.
Imagem com um controlo deslizante que mostra uma lente convencional à esquerda, com distorções na periferia, em comparação com uma lente de qualidade à direita, que oferece uma visão nítida e sem distorções em toda a lente.

Esqueça que está a usar óculos.

Opte por lentes de alta qualidade.

Como é que uma lente monofocal pode ser melhor do que outra se têm a mesma graduação? A resposta está no seu desenho óptico e no tamanho da zona da lente através da qual terá uma visão nítida e sem distorções.
As lentes de qualidade superior oferecem maior possibilidade de personalização: as distorções nas laterais podem ser minimizadas sem comprometer o peso e a espessura da lente. Uma óptica de qualidade não só o(a) fará ver melhor, como também terá um melhor aspeto e sentir-se-á melhor com umas lentes finas e leves.

Tem mais perguntas?

  • As lentes monofocais são o tipo de lente mais comum. Têm a mesma graduação em toda a lente e só corrigem um campo de visão: perto ou longe. São prescritos para pessoas míopes ou hipermétropes e também podem ser usados para corrigir o astigmatismo, possibilitando uma visão nítida ao perto e ao longe.   

  • As lentes monofocais só têm uma graduação e corrigem apenas um campo de visão. Se precisar de óculos para ver ao longe ou óculos de leitura, o seu óptico irá receitar-lhe lentes monofocais.

    As lentes progressivas integram várias graduações na mesma lente, para corrigir a visão a curta, média e longa distância. São uma opção comum para pessoas com mais de 45 anos que apresentam dificuldade para focar ao longe e ao perto devido ao envelhecimento natural dos olhos. Com as lentes progressivas, também chamadas de multifocais, o utilizador tem de olhar através das diferentes zonas da lente para ver com nitidez a diferentes distâncias.   

  • Sim! As lentes monofocais têm uma graduação positiva ou negativa. O sinal + mais indica a necessidade de corrigir a visão ao perto, enquanto o sinal - indica a necessidade de corrigir a visão ao longe. Caso tenha curiosidade: as lentes sem graduação são chamadas lentes Plano.

  • Claro! Embora algumas pessoas prefiram usar os seus óculos monofocais somente quando necessário – por exemplo, para ler ou conduzir, pode usá-los durante todo o dia. Se, no entanto, notar algum desconforto ao usar os seus óculos monofocais, o seu óptico poderá recomendar um segundo par de lentes, como as lentes ZEISS Office.

  • Existem algumas formas de descobrir.

    1. Olhe através deles: se a sua visão for a mesma em toda a superfície da lente, provavelmente são monofocais. Se tiver lentes multifocais ou progressivas, verá alguns objetos desfocados dependendo da zona da lente através da qual estiver a olhar.
    2. Consulte a sua prescrição: se as suas lentes forem monofocais, a coluna ADD/AD estará em branco (a coluna SPH/ESF conterá números e, se tiver astigmatismo, as colunas CYL/CIL e AXIS/EIXO também).
    3. Pergunte ao seu especialista: a maioria das ópticas podem verificar rapidamente a sua prescrição com um aparelho chamado focómetro. No entanto, um exame visual completo nunca é demais.
        
  • 1

    Com base numa simulação de nitidez sobre uma zona da lente ZEISS ClearView, índice 1,60, com 50 mm de diâmetro, em comparação com as lentes ZEISS Mon AS de stock, índice 1,60. Média de +5D, +3D, +1D, -1D, -3D, -5D e -7D, com e sem cilindro de -2D. Análise quantitativa realizada pela Technology & Innovation, Carl Zeiss Vision GmbH, 2020.

  • 2

    94 % dos consumidores classificaram a qualidade de visão como positiva para tarefas a distâncias maiores, 93 % para tarefas a distâncias intermediárias e 91 % para tarefas a distâncias curtas (percentagem de participantes que classificaram a qualidade de visão como "excelente", "boa" ou "muito boa"). Teste externo de aceitação dos consumidores relativo ao portfólio de lentes ZEISS SmartLife, n=182 participantes. Aston Optometry School, Aston University, Reino Unido, 2019.