Quais os fatores a ter em conta?
Temos a solução para os olhos do seu filho.Uma boa lente contém muito ingredientes.
Aperceber-se de que a visão do seu filho não é o que deveria ser pode ser assustador. Estamos aqui para o(a) ajudar a controlar e a preservar a saúde visual do seu filho, agora e no futuro. Antes de analisarmos as soluções, comecemos por uma noção básica da miopia em crianças.
A miopia é uma deficiência visual que provoca visão desfocada ao longe porque a luz ao entrar no olho foca à frente da retina. O aparecimento de miopia em crianças está a tornar-se um problema crescente em todo o mundo.1
A progressão da miopia, também denominada miopia precoce ou miopia juvenil, é uma miopia nas crianças que se agrava rapidamente ano após ano, porque o olho continua a crescer mais do que deveria numa determinada idade. Se não for controlada, pode evoluir para alta miopia – uma forma grave de miopia que pode levar a complicações graves em etapas posteriores da vida.
Os filhos de pais míopes têm maior probabilidade de se tornarem míopes. Um progenitor míope pode duplicar o risco de miopia no futuro, ao passo que dois progenitores míopes podem multiplicar esse risco por seis.2
Os telemóveis causam miopia? O tempo passado em frente a ecrãs pode causar miopia? O aumento de tarefas a curtas distâncias, como a atividade intensa com dispositivos digitais ou livros, contribui provavelmente para a crescente prevalência da miopia nas crianças.3
Dados sugerem que a falta de luz natural e não passar tempo suficiente ao ar livre, podem contribuir para a progressão da miopia.3
O aparecimento precoce da miopia significa mais anos de progressão, com tendência a progredir mais rapidamente em crianças pequenas. Por conseguinte, os míopes com menos de sete anos de idade correm um maior risco de desenvolver alta miopia.4
Se o sistema visual de uma criança pequena não funcionar corretamente, pode ter uma influência negativa no seu desenvolvimento3. Isto, por sua vez, pode afetar as capacidades de aprendizagem relacionadas com a visão e a autoconfiança, podendo impedi-la de atingir todo o seu potencial.
Por isso, deve consultar um profissional e começar a tratar a miopia o mais cedo possível.
As lentes monofocais e as lentes de contacto convencionais corrigem a miopia, MAS não impedem a sua progressão. A progressão da miopia exige auxiliares de visão especializados para corrigir a visão ao longe E controlar o alongamento do olho da criança.
Com base em mais de uma década de investigação e desenvolvimento da ZEISS na gestão da miopia, as nossas lentes multifuncionais para miopia foram concebidas para proporcionar às crianças uma visão nítida e confortável, ao mesmo tempo que abrandam a progressão da miopia.
As crianças devem poder divertir-se sem restrições. Uma lente eficaz para controlar a progressão da miopia também deve ser confortável, proporcionar uma visão nítida e ter uma boa estética. É uma tarefa difícil para os designers de lentes, mas que os especialistas da ZEISS levam a sério.
Com as lentes ZEISS para a gestão da miopia, o seu filho poderá ler, brincar ao ar livre, praticar desporto e muito mais. Apesar do desenho complexo, os óculos têm uma aparência normal e proporcionam proteção UV até 400 nm.
A ZEISS MyoCare é a nossa mais recente inovação para a gestão da miopia, incorporando conceitos científicos provenientes de uma investigação comprovada, aprendizagens baseadas em evidências e tratamentos eficazes.
As lentes ZEISS MyoCare e MyoCare S contêm microestruturas chamadas elementos refrativos anelares cilíndricos (C.A.R.E.) para retardar o alongamento do globo ocular enquanto proporcionam uma visão boa e confortável. O desenho das lentes MyoCare considera a capacidade variável das crianças de se adaptarem às lentes oftálmicas, especialmente em diferentes idades.6
É normal que os olhos das crianças mudem à medida que crescem. A sua capacidade visual pode piorar à medida que o sistema visual se desenvolve naturalmente, quer usem ou não óculos. No entanto, uma alteração drástica da visão num curto espaço de tempo é um sinal revelador da progressão da miopia. Neste caso, a falta de tratamento pode fazer com que a miopia se agrave mais rapidamente, especialmente em crianças com menos de sete anos de idade4. Embora as lentes monofocais convencionais não façam abrandar a miopia, uns óculos especiais podem ajudar.
As lentes para gestão da miopia só funcionam se o seu filho usar os óculos. Certifique-se de que o seu filho os usa com a maior frequência possível.
Embora não seja possível reverter a miopia em crianças, felizamente há formas de a gerir. Além de soluções como óculos especiais, ortoqueratologia, lentes de contacto hidrófilas e produtos farmacêuticos, as mudanças no estilo de vida também podem fazer a diferença. Fazer pausas regulares, reduzir as tarefas de visão ao perto e passar tempo ao ar livre pode ajudar a retardar a progressão da miopia.
Contacte um profissional da visão para encontrar a melhor solução para si ou para o seu filho.
Uma pessoa com miopia consegue ver nitidamente os objetos próximos, mas os objetos distantes parecem-lhe desfocados. É por isso que também lhe chamamos falta de visão ao longe ou à distância. A miopia é medida em dioptrias e indicada com um sinal de menos (-). A baixa miopia situa-se no intervalo entre -0,25 e -2,00 dioptrias e a miopia moderada entre -2,25 e -5,00. Qualquer valor superior a -5,00 dioptrias é classificado como alta miopia, indicando uma visão ao longe muito comprometida.
Williams KM, Verhoeven VJ, Cumberland P, et al. Prevalence of refractive error in Europe: the European Eye Epidemiology (E(3)) Consortium. Eur J Epidemiol. 2015;30(4):305-315. doi:10.1007/s10654-015-0010-0.
Morgan IG, He M, Rose KA. Epidemic of pathologic myopia: What Can Laboratory Studies and Epidemiology Tell Us? Retina. 2017;37(5):989-997. doi: 10.1097/IAE.0000000000001272
Sankaridurg P, Tahhan N, Kandel H, Naduvilath T, Zou H, Frick KD, Marmamula S, Friedman DS, Lamoureux E, Keeffe J, Walline JJ, Fricke TR, Kovai V, Resnikoff S. IMI Impact of Myopia. Invest Ophthalmol Vis Sci. 2021 Abr. 28;62(5):2.
Sankaridurg PR, Holden BA. Practical applications to modify and control the development of ametropia. Eye (Lond). 2014 Feb;28(2):134-41. doi: 10.1038/eye.2013.255.
Morgan IG, Wu PC, Ostrin LA, Tideman JWL, Yam JC, Lan W, Baraas RC, He X, Sankaridurg P, Saw SM, French AN, Rose KA, Guggenheim JA. IMI Risk Factors for Myopia. Invest Ophthalmol Vis Sci. 2021;62(5):3. Németh J, Tapasztó B, Aclimandos WA, et al. Update and guidance on management of myopia. Sociedade Europeia de Oftalmologia em cooperação com o International Myopia Institute. Eur J Ophthalmol. 2021;31(3):853-883.
A Universidade Politécnica de Hong Kong é proprietária de patentes concedidas (incluindo a patente chinesa: CN103097940) sobre lentes concêntricas anelares para controlo da miopia, que são licenciadas à Carl Zeiss. Em 2021, em colaboração com a Universidade de Medicina de Wenzhou, a Carl Zeiss começou a desenvolver a moderna tecnologia de elementos refrativos anelares cilíndricos para lentes para óculos, que é utilizada nos desenhos das lentes MyoCare.
Alvarez-Peregrina C., et al. (12-14 de abril de 2024). Vision, confort y tiempo de adaptacion a un nuevo diseno de lente oftalmica para el control de miopia [Resumo de apresentação em conferência]. OPTOM 2024, Madrid, Spain.
Ohlendorf, A., et al. (5-9 de maio de 2024). Myopia control efficacy through Emmetropic Progression Ratio:1-year of spectacle wear with cylindrical annular refractive elements (CARE) [Resumo de apresentação em conferência]. The Association for Research in Vision and OpthalmologyOphthalmology (ARVO) Annual Meeting, Seattle, WA, EUA. Taxa de progressão emetrópica para crianças dos 7 aos 12 anos de idade, uma vez que a dimensão da amostra para as idades de 6 e 13 anos era reduzida. Quando considerada a amostra completa dos 6 aos 13 anos, a taxa de progressão emetrópica para ZEISS MyoCare foi de 71%.
As imagens apresentadas são meramente ilustrativas e podem não ser uma representação exata do produto.
Gwiazda JE, Hyman L, Norton TT, et al. Accommodation and related risk factors associated with myopia progression and their interaction with treatment in COMET children. Invest Ophthalmol Vis Sci.2004;45:2143–2151.
O ensaio de aceitação do utilizador tem como objetivo determinar e confirmar a aceitação, o nível de satisfação e a adaptação ao desenho das lentes de óculos ZEISS MyoKids por parte dos utilizadores do grupo-alvo (crianças míopes), n=252 crianças míopes, sob a supervisão da Universidade Politécnica de Hong Kong, Hong Kong e do Departamento de Saúde Ocular da Universidade Sun Yat-Sen, Guangzhou, China, 2017.
Schilling T, Ohlendorf A, Varnas SR, Wahl S. Peripheral design of progressive addition lenses and the lag of 57 accommodation in myopes. Invest Ophthalmol Vis Sci. 2017; 58:3319–3324. DOI:10.1167/ iovs.17-21589