Competências de PD
ZEISS Mobile Imaging
ZEISS Mobile Imaging
Continuamos a aprender hoje para podermos enfrentar os desafios de amanhã
Os nossos mais de 130 anos de experiência no avanço da fotografia dão-nos uma base tecnológica abrangente para a imagem móvel. Combinar esta experiência existente com a dos nossos parceiros e ouvir os nossos clientes e especialistas permite-nos criar tecnologia de ponta que proporciona uma experiência de fotografia móvel incomparável.
Dr. Torsten Sievers
Chefe de Tecnologia e Inovação,
ZEISS Consumer Products
Tecnologias específicas
Uma tradição única de perícia aplicada a soluções de vanguarda
Uma tradição única de perícia aplicada a soluções de vanguarda
A ZEISS representa sistemas de imagem de vanguarda e a imagem móvel enquadra-se perfeitamente nesta tradição. Por outras palavras: os smartphones com o selo ZEISS representam o culminar de 130 anos de inovação ZEISS. As tecnologias de lente e de revestimento que em tempos revolucionaram a fotografia profissional e o cinema dos dias de hoje trazem o olhar ZEISS para onde quer que vá – com imagens nítidas, sem distorção, sem anomalias e com cores realistas numa vasta e dinâmica gama.
Nitidez e clareza numa lente compacta
As lentes ZEISS revolucionaram a fotografia já em 1890. E a Tessar da ZEISS lançou as bases para a imagem móvel no sentido mais literal, com grande qualidade de imagem comparável às câmaras de estúdio, mas num fator de forma pequena, para que possa ser utilizada em movimento.
A história da Tessar
A lente Tessar, também chamada “The Eagle's Eye” (“O Olho de Águia”), foi concebida pelo desenhador ótico da ZEISS, Paul Rudolph, em 1902. Foi um dos vários desenvolvimentos revolucionários da ZEISS por volta da viragem do século XX. O nível excecional de nitidez de imagem para uma lente compacta permitiu câmaras que podiam ser transportadas e utilizadas em qualquer lugar enquanto produziam as mesmas imagens fantásticas que as suas equivalentes em estúdio – se não mesmo melhores.
O legado subsiste
A herança da Tessar subsiste em lentes de smartphone modeladas no design da Tessar, devido ao pequeno espaço disponível para o sistema de câmaras. Por exemplo, a Sony Xperia PRO-I apresenta uma ótica Tessar da ZEISS com uma lente asférica. E a marca “Vario-Tessar” – um recurso de zoom baseado na Tessar adaptado para sistemas de imagem móveis – está gravada nos smartphones da série vivo X60.
Uma tecnologia essencial para todos os tipos de superfícies óticas
Um fator importante no desempenho da ótica é um revestimento antirreflexo: uma pilha de várias camadas de película fina feita de diferentes materiais reduz os efeitos indesejáveis da luz difusa, espectros ou brilhos para obter fotos mais puras e nítidas, bem como um excelente efeito de disparo.
As origens
Inventada e patenteada em 1935 por Olexander Smakula na ZEISS, esta tecnologia de revestimento foi utilizada pela primeira vez para binóculos e miras telescópicas, mas rapidamente se tornou o padrão da indústria para superfícies óticas de todos os tipos.
A tecnologia nos dias de hoje
O revestimento ZEISS T* é o revestimento antirreflexo mais avançado para lentes óticas da ZEISS, incluindo as dos sistemas de imagem de smartphones. T* significa “Transmission Layer” (“Camada de transmissão”) e melhora significativamente a transmissão da luz, ajuda a reproduzir com precisão as cores dos objetos e reduz os reflexos indesejáveis. Como resultado, isto cria imagens mais nítidas em cenários de iluminação complexos, tais como situações noturnas e de retroiluminação – um complemento obrigatório, especialmente para a fotografia em movimento.
Aplicações para smartphones
Os smartphones emblemáticos, como os Sony Xperia série 1, série 5, Xperia PRO, e PRO-I ou as séries vivo X60 Pro+ e X70 ostentam orgulhosamente a marca T* na sua câmara traseira – alcançando o padrão T*, após um controlo de qualidade ZEISS minucioso e rigoroso, garante a qualidade de imagem superior que os clientes esperam desta classe de dispositivos móveis.
O que é o “Visual ZEISS” nos Smartphones?
O famoso visual ZEISS é caracterizado pela nitidez, cores verdadeiras e um grande bokeh – o denominado efeito pop 3D. Fotos e vídeos filmados com a ótica ZEISS apresentam uma certa qualidade e brilhantismo que milhões de consumidores e artistas profissionais apreciam: imagens nítidas, sem distorção, sem anomalias e com cor verdadeira numa gama ampla e dinâmica.
Imagens nítidas e sem distorções
O parceiro de Carl Zeiss, Ernst Abbe, que descobriu as bases da ótica científica moderna, reconheceu a importância da abertura para todas as imagens, tanto em microscopia como em fotografia. Para obter a menor distorção possível, é necessária alta resolução e contraste gerido profissionalmente. As lentes ZEISS conseguem-no através de novas ideias inovadoras, designs óticos elaborados, componentes de qualidade superior e um design mecânico preciso. Esta tradição é continuada em todos os smartphones com o símbolo ZEISS.
Cores verdadeiras ZEISS
As cores naturais são um pré-requisito, não só para um visual fantástico fora da caixa, mas também para fornecer a base ideal para o pós-processamento. Cada elemento da cadeia de imagens afeta a reprodução de cores: lente, sensor e software. O ajuste adequado de todos esses fatores requer muita experiência e escrutínio sobre cada componente do sistema de imagem. Seja para sistemas de câmara tradicionais ou óticas para smartphones, os especialistas em fotografia da ZEISS definem as cores naturais como um perfil para ótica e software baseado em décadas de experiência com processamento analógico ou digital de cores em imagem.
Retrato bokeh ZEISS exclusivo
Os efeitos bokeh, causados por diferentes anomalias das lentes e formas de abertura, dão às imagens a sua estética distinta e deixam o objeto em foco destacar-se quase de forma plástica a partir do seu ambiente. As lentes ZEISS criam um efeito bokeh exclusivo, um efeito hipnotizante frequentemente chamado efeito pop 3D ZEISS. Inspiradas pelas lentes icónicas da ZEISS, as características bokeh exclusivas são reproduzidas nos smartphones emblemáticos dos nossos parceiros para criar retratos com o visual ZEISS exclusivo.
Por exemplo, o bokeh estilo Biotar da ZEISS nos smartphones das séries vivo X60 e X70 permite aos utilizadores tirar fotografias de retrato num estilo semelhante ao visual icónico da lente Biotar ZEISS (inspirada pela Contax Biotar 1.5/75 da ZEISS). Apresenta um bokeh rodopiante, chamativo e sonhador fora de foco ao mesmo tempo que capta claramente a figura central.
Mas os nossos esforços não param aqui. Também trabalhamos no sentido de possibilitar um visual cinematográfico a fotografias e vídeos de smartphones, fornecendo o efeito bokeh de forma oval à imagem móvel, começando com a série vivo X80.
Laboratório de Imagens ZEISS
PD para moldar o futuro da imagem móvel
PD para moldar o futuro da imagem móvel
Mais de 130 anos de experiência em fotografia inovadora e décadas de experiência em imagem móvel são sempre um apelo a ser posto em prática. No laboratório de Imagens ZEISS, todas as competências relevantes fluem para a investigação e desenvolvimento das tecnologias de imagem do futuro. Tal como a ZEISS sempre continuou a desenvolver a fotografia, os especialistas aqui também estão sempre a explorar novas formas de melhorar a imagem e reduzir artefactos no contexto da imagem móvel. Por exemplo, os gémeos digitais de protótipos de hardware são utilizados para previsões de luz difusa. Este método minimiza os espectros e brilhos de lentes, identificando as suas causas de raiz e tomando contra-medidas, mesmo antes da construção do primeiro protótipo de hardware.
130 anos de fotografia ZEISS
Experiência exclusiva
Experiência exclusiva
Um smartphone com uma etiqueta ZEISS significa que os utilizadores desfrutam de tecnologia de imagem móvel de última geração com uma nitidez brilhante, cores vivas e estilos de retrato exclusivos. Mas tais qualidades não são alcançadas assim, de repente: dos seus 176 anos de história, a ZEISS dedicou mais de 130 anos a tecnologias de imagem inovadoras e pioneiras para fotógrafos e videógrafos profissionais e ambiciosos.
Dr. Paul Rudolph
No final do século XIX, o designer ótico da ZEISS, Paul Rudolph, e a sua equipa revolucionaram a fotografia com as lentes inovadoras Protar, Planar e Tessar.
Protar e Planar da ZEISS – tecnologia de imagem revolucionária
Paul Rudolph é creditado pela conceção da primeira lente anastigmática, a Protar da ZEISS, em 1890. Graças à completa ausência de curvatura de campo e astigmatismo, permite uma imagem sem distorção e é a base para muitos outros desenvolvimentos. Uma delas, a lente Planar da ZEISS, patenteada em 1897, produz imagens planas com anomalias esféricas e cromáticas significativamente reduzidas e é até hoje a base de ferramentas óticas profissionais para a fotografia.
Tessar da ZEISS – imagens nítidas, fator de forma compacta
Em 1902, a lente Tessar da ZEISS, também chamada “The Eagle's Eye” (“O Olho de Águia”), proporciona um nível de nitidez de imagem anteriormente inalcançável num formato compacto, permitindo à empresa construir câmaras que já não estão confinadas ao estúdio – um feito marcante que ainda é o design arquetípico para lentes de imagem móveis. A característica de zoom de nível superior “Vario-Tessar” nos smartphones modernos ainda hoje se refere a esta revolucionária tecnologia de lentes, baseada tanto no nome como na funcionalidade das características da Tessar.
Olexander Smakula
1935 assinala outro marco na história da fotografia: o físico Olexander Smakula, durante o seu tempo na ZEISS, inventa e patenteia um revestimento para superfícies de vidro com propriedades antirreflexo altamente eficazes. A invenção proporciona um novo nível de clareza e qualidade e torna-se o padrão da indústria para superfícies óticas de todos os tipos.
Revestimento T* da ZEISS – a tecnologia antirreflexo padrão da indústria
Chamado revestimento T* ZEISS na sua forma mais avançada atualmente, minimiza significativamente os efeitos indesejáveis da luz difusa, dos espectros e dos brilhos, aumenta a transmissão de luz e melhora significativamente o efeito de disparo em cenários de iluminação complexos – como em situações ao ar livre.
Fotografia espacial
Espaço, a fronteira final, também para a fotografia: a Corrida Espacial, em meados do século XX, leva o termo “imagem móvel” literalmente a novas alturas. Logo após o início das primeiras missões, o significado da fotografia no espaço torna-se claro e a ZEISS é encarregada de desenvolver tecnologia de imagem para as condições rigorosas no espaço.
As primeiras fotografias em órbita
Em 1962, uma Hasselblad 500C com uma lente Planar ZEISS ligeiramente modificada tira as primeiras fotografias em órbita à volta da Terra.
As primeiras imagens de um passeio americano no espaço
Em 1965, uma câmara Ikon Contarex Special da ZEISS acompanha o primeiro passeio americano no espaço. Está ligada a uma pistola de propulsão a gás, o que permite ao astronauta manobrá-la enquanto flutua em gravidade zero. As imagens cimentam a importância da fotografia durante as missões espaciais.
A primeira fotografia a cores da Terra a partir da órbita lunar
Em 1968, uma câmara Hasselblad 500C a bordo da Apollo 8 é novamente utilizada, desta vez para tirar a primeira fotografia a cores da Terra da órbita lunar, mudando para sempre a perspetiva da humanidade sobre o nosso planeta.
Capturar a aterragem na lua
E em 1969, uma lente grande angular Biogon da ZEISS, concebida especificamente para a missão de aterragem na lua numa câmara de dados Hasselblad captura a superfície da lua com excelente contraste de margem a margem e em ultra alta definição.
Cinematografia
1937: a ZEISS desenvolve a câmara de filmar Arriflex 35 em colaboração com o fabricante de sistemas para máquinas fotográficas, ARRI. Os cineastas podem agora ver a imagem em qualidade total, diretamente através da lente no visor durante as filmagens. Nos anos seguintes, inúmeros filmes em Hollywood e não só são rodados com lentes ZEISS, criando destaques visuais fascinantes para públicos de todo o mundo.
Scientific and Engineering Award® (Óscar Científico e de Engenharia)
As lentes cinematográficas da ZEISS têm ajudado a criar imagens distintas em muitos filmes famosos. A excelente tecnologia de filmes ZEISS foi galardoada com três Scientific and Engineering Awards®.
ZEISS ZX1: quando a fotografia profissional e a conectividade inteligente se encontram
Cada vez mais funções e características das câmaras tradicionais, entre as quais muitas tecnologias inovadoras ZEISS, estão a abrir caminho para dispositivos móveis modernos. Com a ZEISS ZX1, a ZEISS adotou uma abordagem inovadora: a primeira câmara digital de fotograma completo da empresa integra uma plataforma Android num corpo de câmara clássico. Assim, proporciona a experiência de utilizador inteligente e conectado de um poderoso smartphone moderno para edição de fotografia profissional num sistema de máquina fotográfica de alta qualidade. Isto faz dela a única máquina fotográfica de fotograma completo no mercado atual que permite aos fotógrafos editar imagens RAW diretamente na máquina e partilhá-las online.
Qualidade de imagem excecional
Na ZEISS ZX1, o melhor dos mundos analógico e digital juntam-se: uma lente Distagon ZEISS rápida e de alto desempenho é combinada com um sensor CMOS de 37,4 megapíxeis para fornecer uma qualidade de imagem excecional para fotografia em movimento – seja para fotografia de rua, de viagem ou documental.
Disparar. Editar. Partilhar.
Graças ao conjunto integrado de software Adobe Photoshop Lightroom, os utilizadores podem processar as suas fotografias e vídeos a partir de qualquer lugar com a máquina fotográfica, desde a exposição e correção de cor até à edição seletiva. Uma navegação intuitiva multitoque com uma barra de ferramentas fácil de utilizar ajuda a tornar este processo de edição sem falhas tão conveniente como acontece num smartphone. Com a conectividade Wi-Fi, os utilizadores podem então partilhar o seu trabalho com os seus seguidores nas suas plataformas preferidas de redes sociais, ou fazer o backup para o seu armazenamento em nuvem ou sistema NAS.
Experiência em hardware de fotografia
A ZEISS ZX1 é o culminar e a prova da perícia da ZEISS em hardware, software e integração de sistemas de fotografia. Os conhecimentos tecnológicos reunidos no seu desenvolvimento também se traduzem em projetos conjuntos de imagem móvel com parceiros como a Sony ou vivo. Com a ZEISS ZX1 e os sistemas móveis de imagem, que incluem óticas e tecnologias ZEISS, a ZEISS está pronta para moldar o futuro em conjunto com eles.