Fungos em lentes
Informações sobre assistência técnica
Fungos são uma infestação de instrumentos ópticos por esporos de fungos que se reproduzem e aumentam o número de esporos. Produtos metabólicos dos fungos (p. ex.: ácidos) causam danos irreparáveis às superfícies das lentes. Esses danos variam de embaçamento a opacidade causada pelo filme. O revestimento ZEISS T* não exerce influência significativa sobre o crescimento dos fungos ou a geração de esporos.
De onde vêm os fungos?
Os esporos de fungos estão presentes em toda parte e se reproduzem em condições ambientais favoráveis:
- Condições para o aumento
- Umidade relativa de pelo menos 70% (por mais de três dias)
- Ausência ou pequena quantidade de fluxo de ar
- Escuridão
- Nutrientes (tecido de algodão, traços de graxa, verniz, poeira e sujeira)
- Temperaturas de 10 a 35°C
Como evitar fungos?
Reduzir a umidade de relativa do ar a menos de 60% (nunca a menos de 30%, que é um nível perigoso para o instrumento) com armazenamento:
- em gabinetes climatizados nos quais higrômetros mantêm as condições ambientais
- perto de secantes (p. ex.: embalagens de sílica gel cor de laranja) nos recipientes
- em um gabinete especial, com interior aquecido a 40°C (máx. 50°C) dotado de aquecedor/lâmpadas incandescentes, o que reduz a umidade relativa
- em gabinetes hermeticamente vedados com fungicidas com alta pressão de vapor (o liberador de fungicida deve ser substituído a intervalos regulares)
- em um desidratador acima dos secantes
Limpar os instrumentos logo após a conclusão do trabalho. Se possível, deve-se usar um ventilador para facilitar a evaporação da umidade na superfície. Não usar recipientes de couro, têxtis ou madeira para armazenamento. Radiação ou irradiação solar breve com luz UV também pode contribuir para evitar fungos.