Garantia de qualidade para módulos com célula
Insights de módulos com célula
A célula da bateria garante sua integridade estrutural e confina com segurança o eletrólito e a reação química que ocorre no interior. Como a reação química está associada à geração de calor e à dilatação do material da bateria, a disposição interna de seus componentes, a vedação e a disposição das células em embalagens precisam ser controladas.
Pacotes com células
Para a própria célula da bateria, o empilhamento das chapas é fundamental, pois o posicionamento incorreto pode levar a curtos-circuitos. Após a montagem das células, as distâncias entre o material da bateria e o invólucro da célula precisam ser controladas, bem como a posição das folhas coletoras de corrente e a qualidade da soldagem para a vedação, por exemplo. Por fim, é preciso assegurar que haja uma membrana de ruptura sem defeitos e um nível correto de enchimento de eletrólito para garantir a segurança e o desempenho geral da bateria. A imagiologia de raios-X não destrutiva e a metrologia podem fornecer respostas às perguntas acima e, portanto, também são capazes de revelar problemas de qualidade no processo de montagem.
Montagem e segurança
Uma bateria possui um grande número de células, e é por isso que empilhá-las e conectá-las é um processo totalmente automatizado. Os robôs reúnem todas as diferentes células e espaçadores entre elas para criar módulos de bateria, que unidos formam uma bateria completa. As máquinas de medição por coordenadas da ZEISS são a solução ideal para garantir que cada célula esteja na posição correta na bandeja. A tecnologia de medição sem contato, como a triangulação a laser ZEISS, é segura e confiável devido à alta tensão dentro das baterias. A tecnologia de raios-X ZEISS é uma solução rápida e não destrutiva para verificar as emendas de solda da conexão entre as células individuais - garantindo total funcionalidade e capacidade.