Garantia de qualidade para rotores e eixos
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Insights em relação a rotores e eixos
O rotor é composto pelo eixo e pela pilha de chapas com ímãs permanentes integrados. Devido ao alto desempenho e velocidade do e-motor, o rotor tem tolerâncias muito restritas em relação a formato e localização, as quais exigem inspeção. A folga de ar entre o rotor e o orifício do estator é um dos principais parâmetros que definem o desempenho e a eficiência do e-motor. Ela também é fundamental em relação à segurança e confiabilidade do motor.
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Metrologia dimensional
Todas as características dimensionais exigem uma tecnologia de medição que seja capaz e precisa sob a influência do campo magnético do rotor. Ao desviar a ponta ou o interior da sonda, o campo magnético pode influenciar os resultados da medição. Isso faz com que uma máquina de medição por coordenadas que possa medir as tolerâncias mais rígidas com sistemas de pontas longas e pesadas seja essencial – as máquinas de coordenadas ZEISS com tecnologia de varredura ativa são ideais para tais finalidades. As extensões de apalpadores longos possibilitam a medição em cada posição do rotor, mantendo a sonda longe o suficiente do forte campo magnético para garantir resultados estáveis e precisos em todo o estator.
Medição de formato e contorno
O eixo dentro de veículos elétricos e híbridos requer inspeção de qualidade muito rápida, especialmente quando se trata de tolerâncias de forma e posição devido às velocidades de rotação mais rápidas. À medida que as geometrias dos eixos mudam e as tolerâncias diminuem, um sistema de medição por coordenadas possibilita a permanência dentro dessas quantidades estreitas, reduzindo os tempos de produção e aumentando a previsibilidade. Uma máquina de medição por coordenadas ZEISS equipada com uma mesa rotativa altamente precisa em mancais de ar e um kit de apalpador de diamante é ideal para a produção de resultados confiáveis. Máquinas versáteis de medição por coordenadas podem medir eixos de todos os tamanhos.
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Análise de porosidade
Devido às velocidades crescentes dos motores elétricos, as demandas de resistência e estabilidade dos rotores são significativamente maiores. Para evitar que o rotor quebre durante a operação, a porosidade não deve exceder determinado nível. A tomografia computadorizada da ZEISS é usada para determinar o tamanho e o número de poros no anel do circuito curto do rotor. Os dados 3D registrados são então analisados e classificados pelo software ZEISS usando a análise de porosidade.