Garantia de qualidade para rotores e eixos
Insights em relação a rotores e eixos
O rotor é composto pelo eixo e pela pilha de chapas com ímãs permanentes integrados. Devido ao alto desempenho e velocidade do e-motor, o rotor tem tolerâncias muito restritas em relação a formato e localização, as quais exigem inspeção. A folga de ar entre o rotor e o orifício do estator é um dos principais parâmetros que definem o desempenho e a eficiência do e-motor. Ela também é fundamental em relação à segurança e confiabilidade do motor.
Metrologia dimensional
Todas as características dimensionais exigem uma tecnologia de medição que seja capaz e precisa sob a influência do campo magnético do rotor. Ao desviar a ponta ou o interior da sonda, o campo magnético pode influenciar os resultados da medição. Isso faz com que uma máquina de medição por coordenadas que possa medir as tolerâncias mais rígidas com sistemas de pontas longas e pesadas seja essencial – as máquinas de coordenadas ZEISS com tecnologia de varredura ativa são ideais para tais finalidades. As extensões de apalpadores longos possibilitam a medição em cada posição do rotor, mantendo a sonda longe o suficiente do forte campo magnético para garantir resultados estáveis e precisos em todo o estator.
Medição de formato e contorno
O eixo dentro de veículos elétricos e híbridos requer inspeção de qualidade muito rápida, especialmente quando se trata de tolerâncias de forma e posição devido às velocidades de rotação mais rápidas. À medida que as geometrias dos eixos mudam e as tolerâncias diminuem, um sistema de medição por coordenadas possibilita a permanência dentro dessas quantidades estreitas, reduzindo os tempos de produção e aumentando a previsibilidade. Uma máquina de medição por coordenadas ZEISS equipada com uma mesa rotativa altamente precisa em mancais de ar e um kit de apalpador de diamante é ideal para a produção de resultados confiáveis. Máquinas versáteis de medição por coordenadas podem medir eixos de todos os tamanhos.
Análise de porosidade
Devido às velocidades crescentes dos motores elétricos, as demandas de resistência e estabilidade dos rotores são significativamente maiores. Para evitar que o rotor quebre durante a operação, a porosidade não deve exceder determinado nível. A tomografia computadorizada da ZEISS é usada para determinar o tamanho e o número de poros no anel do circuito curto do rotor. Os dados 3D registrados são então analisados e classificados pelo software ZEISS usando a análise de porosidade.