Sempre atualizada: a Aluline, um fabricante de componentes de alumínio e soluções com sede na Dinamarca, um país de alta renda, atua orientada pelo princípio de promover a excelência no mercado global. A empresa familiar também investe regularmente em novas tecnologias de medição. Sua mais recente compra envolveu máquinas ACCURA, da ZEISS, com um novo sensor de escaneamento. As novas máquinas de medição por coordenadas possibilitaram à Aluline reduzir drasticamente seus tempos de medição.
Redução do tempo de medição de peças de alumínio complexas graças à máquina de medição da ZEISS
Desafio: medir peças geometricamente complexas com mais rapidez
Um total de 11 a 12 milhões de itens em 300 peças distintas entre si para várias aplicações deixa da Aluline todos os anos, com destino às mais diversas partes do mundo. Os clientes da empresa atuam em tecnologia médica, telecomunicações, produtos eletrônicos de consumo, setor de defesa, automotivo e aeroespacial. E todos esperam precisão máxima – mesmo em peças com geometria complexa. Até agora, os operadores precisavam interromper o trabalho da máquina diversas vezes para reposicionar as peças manualmente.
Solução: novo sensor de escaneamento
O sensor de escaneamento de contato XTR simplifica e acelera a inspeção de qualidade de peças geometricamente complexas. Como um eixo rotativo está integrado ao sensor, o sistema de apalpadores pode girar o máximo possível, em incrementos de 15 graus, de modo a se manter sempre posicionado no ângulo correto da peça. A empresa também optou pela máquina de medição ACCURA, da ZEISS, tipo ponte porque o modelo proporciona a precisão desejada e a possibilidade de escanear peças continuamente, em vez de capturar pontos únicos. Além disso, os funcionários da Aluline já estavam familiarizados com o software de medição CALYPSO, da ZEISS.
"Agora, conseguimos medir a peça em apenas 11 minutos, em vez de 35 – em uma única corrida de medição."
René Schow Jørgensen, Head of Aluline A/S
Benefício: menores tempos de medição
O novo sensor de contato permite à Aluline medir peças cuja geometria apresenta dificuldades sem trocar de sensor nem interromper a operação de medição. Os funcionários dedicavam 35 minutos à medição de 128 recursos definidos de um cilindro de bloqueio para portas. O sensor XTR, assim como um dispositivo especialmente desenvolvido pela ZEISS para essa peça, reduziu o tempo de medição para 11 minutos. Como a peça não precisa mais ser virada manualmente, os funcionários podem usar o tempo entre o início do programa e a análise do relatório de medição para a execução de outras tarefas. Outro benefício para a Aluline é o escaneamento das peças agora ser contínuo. Em consequência disso, os técnicos de medição e projetistas recebem muito mais informações sobre a geometria das peças do que recebiam com medições de pontos únicos. De acordo com o Gerente Geral René Schow Jørgensen, as duas máquinas de medição por coordenadas também causaram boa impressão nos clientes: “Os clientes simplesmente não têm nenhuma questão a levantar quanto lhes mostramos nosso laboratório de medição. Eles sabem que medimos com exatidão e fabricamos com precisão”.