Do protótipo à produção em escala Sempre pronta para novos desafios

Qualquer pessoa que fabrique peças híbridas de metal e peças tem de dominar mais do que o trabalho com esses dois materiais. Também é vital que sistemas que custam pequenas fortunas entrem em serviço rapidamente. A KRAMSKI, empresa alemã que fabrica peças puncionadas e híbridas, usa máquinas de medição multissensor da ZEISS para esse fim.

O sucesso da Kramski com soluções da ZEISS:
ZEISS O-INSPECT
ZEISS CALYPSO
Sucesso:
  • Medições óptica e de contato em uma só máquina
  • Ganhos de tempo com programação off-line
  • Rapidez do protótipo ao programa de medição em série

Máquinas de medição multissensor aceleram inspeção de amostra inicial na KRAMSKI

Desafio: saltar rapidamente do protótipo para produção de volume

Na KRAMSKI, não é incomum medir mais de 100 amostras iniciais antes de as ferramentas estarem suficientemente ajustadas para possibilitar o início da produção em escala. Para cada peça, o objetivo é garantir a qualidade de até 500 características. E assim que as primeiras amostras ficam prontas, o relógio começa a girar para os técnicos de medição. De acordo com Mathias Schlegel, Líder da Equipe de Tecnologia de Medição, “a essa altura, é preciso produzir resultados confiáveis com muita rapidez”. Afinal de contas, tempo é dinheiro. Quanto mais cedo os resultados estiverem disponíveis, mais cedo os ferramenteiros sabem se ou o que precisam corrigir e mais cedo é possível dar a partida em sistemas de milhões de dólares.

A inspeção inicial das amostras requer a verificação de até 500 características em cada peça
A inspeção inicial das amostras requer a verificação de até 500 características em cada peça
Schlegel e sua equipe medem opticamente um grande número de características usando sensores a distância. Outras só podem ser medidas por contato
Schlegel e sua equipe medem opticamente um grande número de características usando sensores a distância. Outras só podem ser medidas por contato

Solução: máquina de medição multissensor O-INSPECT 442, da ZEISS

Para executar essas medições em tão pouco tempo, Schlegel e sua equipe utilizam duas máquinas de medição multissensor O-INSPECT 442, da ZEISS. Com elas, é possível fazer medições de contato e ópticas em um só equipamento e com grande agilidade. “Hoje, economizamos um tempo enorme porque podemos criar programas de medição off-line. Isso não era possível com as nossas máquinas de medição anteriores”, explica o Líder de Equipe.

"Não é sem motivo que o fundador da nossa empresa se orgulha em dizer que 'você pode negociar qualquer coisa conosco, menos a qualidade'."

Matthias Schlegel, Supervisor da Equipe de Técnicos de Medição

Benefício: um tempo precioso

A programação off-line é vantajosa por diversas razões. Primeira: como a máquina de medição não é bloqueada durante a programação, é possível utilizá-la em outras tarefas. Graças ao software de medição CALYPSO, da ZEISS, também é possível programar diretamente no programa de CAD. Isso significa que os programas de medição são gerados antes de a peça estar pronta. Outro benefício é que, com base em um programa protótipo com centenas de características, os técnicos de medição podem gerar, posteriormente, um programa de medição em série com 100 ou 150 características para amostragem aleatória com relativa facilidade. Eles simplesmente selecionam as características exigidas e a máquina calcula automaticamente os caminhos do trajeto, economizando ainda mais tempo para a KRAMSKI. “Nenhuma das outras máquinas que vimos conseguia fazer isso”, conta Schlegel.

O trabalho em um laboratório de medição precisa ser rápido e preciso. O supervisor de equipe Mathias Schlegel (à esquerda) e seu colega Waldemar Fust contam com o apoio de várias máquinas de medição da ZEISS
O trabalho em um laboratório de medição precisa ser rápido e preciso. O supervisor de equipe Mathias Schlegel (à esquerda) e seu colega Waldemar Fust contam com o apoio de várias máquinas de medição da ZEISS
Sobre a KRAMSKI

A competência principal do Grupo KRAMSKI é o desenvolvimento e fabricação de peças puncionadas e híbridas tecnologicamente avançadas. A empresa, com administração familiar, produz 2,5 bilhões de peças por ano em sua sede, em Pforzheim, Alemanha, e suas subsidiárias no Sri Lanka, nos EUA e Índica. A maior parte delas, assim como um grande número de ferramentas, é desenvolvida internamente, pelos cerca de 700 funcionários da empresa. Seus clientes atuam em muitos setores, como o automotivo, o de produtos eletrônicos e telecomunicações, além de tecnologia médica, energia solar e bens de consumo.