A Three-M Tool and Machine Incorporated é uma empresa de fabricação de pequena dimensão com 80 empregados capazes de fazer coisas grandes. Há quatro anos, a Three-M recebeu uma encomenda para fabricar peças para turbinas eólicas. A Three-M confia na tecnologia de medição da ZEISS para garantir a precisão necessária destas peças.
Máquina de medição por coordenadas garante a precisão necessária para a fabricação de peças para turbinas eólicas
A situação
A Three-M Tool and Machine Incorporated, uma pequena empresa de fabricação, localizada em Wixom, no estado norte-americano do Michigan, queria expandir seus negócios para entrar no crescente mercado da energia eólica. Eles perceberam rapidamente que, dispondo de uma ferramenta que viesse aprimorar a competitividade, essa ferramenta imediatamente se tornaria uma chave para a visão de longo prazo da empresa.
Em 2008, a Three-M ganhou um contrato para fabricar caixas de engrenagens e seções frontais da nacelle para a Clipper Windpower. Até então, eles estavam usando um antigo sistema de pórtico DEA para a inspeção da qualidade de outras peças grandes. A velocidade e o tamanho limitados da máquina implicava que as novas seções de nacelle deixariam de poder ser medidas montadas. A produção teria baixado para três unidades por mês em vez das 16 necessárias. Teve então início a busca por um sistema de medição mais eficiente e capaz.
Boa experiência com a ZEISS
A Three-M fez algumas pesquisas com a ZEISS, uma vez que já tinha experiência anterior positiva com a empresa e ainda estava usando o seu primeiro sistema ZEISS, um UMC 850, adquirido em 1975. Em 2005, eles compraram uma outra MMC, uma CONTURA com um sensor de escaneamento ativo VAST XT.
Eles escolheram uma máquina de pórtico MMZ G da ZEISS em uma configuração que consegue medir 3 metros na vertical; uma solução ideal para a inspeção de caixas de engrenagens em posição vertical. A MMC está equipada com um sensor VAST gold, que é capaz de velocidades de até 300 pontos por segundo. O sensor VAST gold também permite o escaneamento com apalpadores de até 800 milímetros de comprimento e até 600 gramas de peso. Não só a ZEISS tinha a máquina certa para o trabalho em causa, como também a Three-M achou o fabricante muito competitivo em termos de custo e entrega.
"Nossa primeira CMM da ZEISS nos ensinou o verdadeiro significado da precisão"
Michael Medwid, Presidente da Three-M Tool and Machine Incorporated
Desbancando a concorrência
A Three-M investiu em algumas das fresas mecânicas mais precisas e avançadas para lidar com o novo projeto Clipper. "Estas são algumas das melhores fresas mecânicas dos EUA, mas não são ainda suficientemente precisas para cumprir as tolerâncias exigidas nessas peças. Nós não podemos nos limitar a usinar uma peça e esperar que ela fique pronta para estampagem logo à saída da fresa mecânica", salienta Michael Medwid. As tolerâncias de posição verdadeiras nessas peças maiores rondam os 25 mícrons. Estas peças novas, normalmente feitas de ferro fundido, são pré-usinadas, dimensionadas sob medida como três peças fundidas separadas, assembladas e enviadas para inspeção integrada no processo, verificando o alinhamento dos furos, e depois reusinadas para estampar como peças fundidas separadas e montadas uma última vez para inspeção final. A inspeção integrada no processo é executada em uma em cada dez peças com inspeção final a 100 por cento. A peça fundida se deformaria se esse processo não fosse seguido.
Em 2010, dois funcionários da ZF Industries visitaram a Three-M para revisar suas capacidades para produzir protótipos de caixas de engrenagens. A ZF Industries já está inspecionando com três MMCs da ZEISS em suas instalações de Greenville, pelo que eles já estavam familiarizados com os sistemas. "Depois de duas horas eles chamaram o seu chefe e disseram para parar de procurar, porque haviam encontrado seu novo fornecedor", diz Medwid. "Nossa máquina MMZ G da ZEISS foi o principal motivo porque ganhamos aquele negócio", afirma Medwid.
Otimista em relação ao futuro
Relativamente ao futuro, a Three-M está otimista quanto à perspectiva de seu sistema MMZ G ser capaz de lidar com peças de outras máquinas-ferramentas. Com o aumento dos negócios, agora eles estão operando a MMC em dois turnos. As duas melhores coisas sobre a experiência da Three-M com a ZEISS foram o serviço e o acompanhamento da equipe de vendas. "Ter a MMC da ZEISS nos permitiu desbancar a concorrência e manter viva a nossa grande visão", confessa Michael Medwid.
A Three-M Tool and Machine Incorporated é especializada nos mercados da produção e da usinagem de precisão. A Three-M também fabrica peças especiais para máquinas novas e recondicionadas destinadas à indústria de máquinas-ferramentas, em conformidade com especificações e desenhos do cliente. A empresa foi fundada em 1971 e tem a sua sede em Wixom, Michigan, EUA.